sábado, 22 março, 2025
21.8 C
Alta Floresta

Seminário Turismo abordará as novas tendências e oportunidades

Date:

O Sebrae-MT, em parceria com a São Manoel Energia,realiza nos dias 22 e 23 de novembro em Alta Floresta e 24, em Paranaíta, o Seminário Turismo É Bom Negócio. O evento é gratuito e contará com nomes renomados da aérea como a economista e doutora em urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Clara Fonseca, pioneira no assunto, que fará a palestra inaugural e doThiago Castanho, apontado pelo jornal New York time como um dos chefs mais criativos do Brasil.

Com exemplos práticos, os palestrantes vão demonstrar como o turismo pode potencializar os negócios, trazendo novas oportunidades aos micro e pequenos negócios. No mundo globalizado de hoje, simples ferramentas, junto com um olhar inovador, podem levar a sua empresa as nuvens. É o caso das Cidades Criativas, tema  que será abordado por Ana Clara Fonseca, na palestra “Economia Criativa”.

Conhecida na aérea, Ana Clara foi à primeira acadêmica a fazer uma tese sobre as Cidades Criativas, conceito bem conhecido no exterior, mas recém-explorado no Brasil a partir da década de 90, com os estudos elaborados pela hoje doutora em Urbanismo. O fato dela ter começado na publicidade, após terminar sua faculdade, fez a economista ter contato com grandes metrópoles como Londres e Milão, estimulando um olhar especial sobre o assunto.  Basicamente este conceito buscaum olhar diferenciado, inovador e criativo, dentro do mercado competitivo global.

Totalmente interligado neste tema, a segunda palestra do dia, o consagrado Marcelo Pimenta, irá falar sobre “Startups e Empreendedorismo Inovador – Revolucionando o Turismo e os Negócios”.  Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e consultor do Sebrae, Marcelo falará como as novas tecnologias em turismo podem deixar o seu negócio ainda melhor.

Os “hotéis.com’’ (Booking, Decolar, Trivago), ou serviços como o conhecido UBER, junto com outras ferramentas do ramo, são extremamente necessárias para a empresa não ficar desatualizada no mercado. Isto também tem uma enorme importância no empreendedorismo, pois não deixam de ser novas oportunidadesa pessoas que buscam se reposicionar no mercado, ou estão tendo prejuízos.

Na quarta-feira, (23), a abordagem será sobre a gastronomia. Não há quem procure um lugar, sem querer uma comida gostosa e diferenciada. Por isso, a palestra “A gastronomia Genuína como Atrativo Turístico e Alternativa de Desenvolvimento Local’’, idealizada pelo Chef Thiago Castanho, mostrará como é importante uma boa refeição aos clientes, contrariando o senso comum de que as comidas servem apenas para ganhar dinheiro fácil. Um simples tempero diferente pode fidelizar o cliente, principalmente no Mato Grosso, onde temos uma enorme variedade gastronômica.

Diferenciado, Thiago foi considerado pelo The New York Times como um dos chefes mais inovadores do Brasil. O seu pacato restaurante Remanso do Bosque, localizado em Belém-PA e situado em um bosque de mata nativa, foi considerado um dos 50 melhores restaurantes da América Latina, pela revista britânica Restaurant. Em sua aula gastronômica, ele falará sobre o seu novo conceito dos tradicionais pratos da culinária amazônica, usada em seus empreendimentos.

Encerrando a passagem em Alta Floresta, teremos a palestra “A gastronomia de Mato Grosso”, idealizada por João Carlos Caldeira. Graduado em Economia e Comunicação Social, é especialista em Administração de Turismo, Gastronomia e Lazer. Realizador do evento Pantanal Cozinha Brasil, tem presença carimbada no ramo, sempre espalhando todo seu enorme conhecimento na Gestão de Restaurantes e Chef de Cozinha Brasileira, no qual ele tem uma Pós-Graduação MBA. João Carlos falará sobre os vários pontos importantes rumo ao sucesso gastronômico como a matéria prima dos ingredientes, oportunidades e ofertas. Outro assunto abordado será sobre uma aérea extremamente popular em todo país: as comidas fora do lar, como espetinhos e barracas de comida. É impossível achar alguém que não tenha ao menos experimentado um tradicional espetinho, mesmo a pessoa sendo frequentadora de lugares refinados.

Continuando todo este ciclo de aprendizagem, a parada final será em Paranaíta. Realizada na Câmara Municipal do munícipio, vão acontecer três palestras na quinta-feira (24). “Caso de sucesso – A experiência de Governança de Bonito/MS) com o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bonito – COMTUR, Marcos Dias Soares, “O Turismo da Pesca Esportiva – Mercado, Tendências e Oportunidade de Negócios”, ministrada por Rubinho de Almeida Prado, e “Turismo Rural na Pequena Propriedade”,às 21h, por Fernanda Cristina Sanches.

Informações sobre o evento

Alta Floresta: dias 22 e 23 de novembro, no auditório da CDL, às 19h30.

Paranaíta: dia 24 de novembro, na Câmara de Vereadores, às 19h.

Evento Gratuito

Informações e inscrições: 0800 570 0800

 

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Mato Grosso é referência em manejo sustentável e rastreabilidade da madeira nativa

O Dia Internacional das Florestas, celebrado neste 21 de...

Governo brasileiro repudia declaração do presidente da Conmebol

 O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, as...

Gols de Reinaldo Gomes e goleada do Santa Maria marca rodada de abertura da Copa 60tinha

Rodada de abertura com oito gols A bola rolou para...

Convênio facilita tratamento de Hemodiálise para pacientes mutuenses

Na última terça-feira, 18 de outubro, a Prefeitura Municipal...
Feito com muito 💜 por go7.com.br