terça-feira, 25 março, 2025
22.1 C
Alta Floresta

Sesiescola Cuiabá representa Mato Grosso no Festival de Robótica

Date:

O Festival Sesi de Robótica começa neste sábado (12/11) para os alunos da equipe Brotherhood, do Sesiescola de Cuiabá. Após os dois primeiros dias de competição, destinado às escolas públicas, agora chegou a vez das escolas do Sesi de todo o país competirem. O evento é apenas demonstrativo e a ideia é mostrar para os visitantes como a robótica pode facilitar o aprendizado em sala de aula de disciplinas como matemática, química e física. Atualmente, cerca de 400 escolas do Sesi do Ensino Fundamental ao  Médio contam com o programa de robótica em todo o Brasil.

O Sesiescola oferece aulas com a metodologia LEGO desde 2007, enquanto a robótica com programação teve início em 2013, para alunos de 09 a 16 anos. Além das aulas de Robótica, o Sesi prepara  equipes para participação no Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL).  A competição, que ocorre durante a Olimpíada do Conhecimento, é uma mostra do Torneio FLL, realizado anualmente no Brasil pelo Sesi. O objetivo é desenvolver nos alunos competências e habilidades nos campos da ciência e tecnologia, utilizando contextos do mundo real. 

Em 2014, a equipe Young Creators, de Várzea Grande, e a Brotherhood, de Cuiabá, participaram pela primeira vez da FLL, na etapa regional. A Young Creators seguiu para a etapa nacional do torneio em 2014 e também em 2015, finalizando a disputa entre as 60 melhores equipes do Brasil. Neste ano, as duas equipes irão disputar a fase regional nos dias 09 e 10 de dezembro, em Goiânia.

Festival

Durante o festival, os estudantes têm que resolver problemas do mundo real utilizando robôs montados com peças de LEGO. Além disso, eles também apresentarão projetos de pesquisa com soluções inovadoras relacionadas ao tema Animal Allies (animais aliados). A ideia é mostrar como a relação entre homens e animais pode ser tanto produtiva como ameaçadora. É o caso, por exemplo, de um desmatamento realizado em uma reserva ambiental.

Entre os critérios de avaliação está o desafio do robô. É quando robôs construídos pelos próprios alunos precisam cumprir missões na mesa de prova, como retirar animais de uma área alagada ou salvar a bichos de um incêndio na floresta. Também valem ponto o entrosamento e trabalho em equipe.

Olimpíada Do Conhecimento 

A maior competição de Educação Profissional das Américas é promovida a cada dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com o Sesi e, neste ano, conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, que será realizada até 13 de novembro, no Ginásio Nilson Nelson, das 9h às 17ho visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir a alunos da educação profissional competindo em desafios individuais e por equipe.

Com informações da Agência CNI de Notícias.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Nova Mutum conquista 2º lugar selo Ouro entre 31 municípios no programa Imuniza Mais MT

Nova Mutum conquistou mais um importante reconhecimento na área...

Rayssa Leal é campeã no STU Porto Alegre em dia vitorioso do Brasil

Etapa teve atletas brasileiros no pódio nas quatro provas A...

14ª Corrida pela Preservação da Água reuniu cerca de 1.400 atletas em Lucas do Rio Verde

Percurso incluiu 5 e 10km para atletas luverdenses, de...
Feito com muito 💜 por go7.com.br