quarta-feira, 30 setembro, 2026

TCE-MT conclui auditoria interna para manutenção de certificados ISO 9001 e 50001

Date:

Órgão identificou oportunidades de melhorias e traça planos de ação

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizou, nesta terça-feira (11), a reunião de encerramento da auditoria interna que visa preparar os setores para a manutenção das certificações da ABNT ISO 9001 e 50001, atribuídas aos processos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e do Sistema de Gestão de Energia (SGE), respectivamente.

Apesar de já ser certificado pelo nível de desempenho internacional, o TCE-MT busca o aprimoramento contínuo, de acordo com a política do presidente do órgão de controle externo, conselheiro Sérgio Ricardo. “Temos sete processos certificados pelo ISSO 9001, além do Sistema de Gestão de Energia, certificado com o selo ISO 50001. Mas, independentemente disso, todos os processos do Tribunal de Contas precisam de melhorar o tempo todo, pois quem ganha é a sociedade com a boa qualidade do serviço público”, declarou o presidente.

Para o secretário-geral da Presidência, Nilson Bezerra, a validação da ABNT é essencial para consolidar a credibilidade institucional perante a sociedade. “A necessidade de manter é tão importante quanto ter conseguido a primeira vez. A Secretaria Executiva de Planejamento coordena os trabalhos, mas não seria possível manter todas essas certificações sem o empenho de cada servidor”, pontuou Nilson Bezerra ao agradecer o desempenho de todos os envolvidos.

À frente da Secretaria Executiva de Planejamento (Seplan), Adjair Roque de Arruda esclareceu que o objetivo do processo interno é, principalmente, identificar oportunidades de melhoria que possam elevar o nível de maturidade da gestão pública. “Agora, iniciamos um trabalho de alinhamento com cada unidade. Esse trabalho exige tempo e convencimento, mas como é em busca de melhoria, todos participam e contribuem”, salientou o secretário-executivo.

A reunião foi conduzida pela coordenadora de Planejamento Institucional do TCE-MT, Mônica Botelho, que indicou os próximos passos. “Nos próximos dias, teremos a reunião de análise crítica, na qual poderemos analisar a fundo cada oportunidade de melhoria identificada e traçar o melhor caminho até a auditoria externa. Vamos trabalhar com as equipes, fazer as oficinas de correção e buscar corrigir aquilo que identificamos como não conformidade.”

Além de lideranças de diversos setores do TCE-MT, a reunião contou com a participação do professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Vergilio Prado Sogabe, representando a parceria institucional entre as entidades.

Secretário-executivo de Planejamento, Adjair Roque de Arruda, esclarece que objetivo do processo interno é, principalmente, identificar oportunidades de melhoria.

“O Tribunal de Contas e a Universidade tem um convênio de parceria interinstitucional com o objetivo de fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico da administração pública. Para a academia, o principal impacto é a oportunidade de estar inserida em uma organização de excelência, com um nível de desempenho comparável ao das melhores organizações do país. Isso também representa uma fonte de exemplos e casos que podemos levar aos alunos”, disse o professor.

Processos certificados

No TCE-MT, o selo ISO 9001 abrange sete processos: o Geo-Obras, o Radar de Controle Público, a Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo, o Diário Oficial de Contas (DOC), o Plenário Virtual (PV), o Sistema de Gerenciamento de Prazo (SGP) e o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (SPE).

Além disso, o TCE-MT foi o primeiro órgão público do Brasil a receber o selo ISO 50001, de eficiência energética.

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

24ª Copa Martinello/Sicredi de Futsal reúne mais de 1,5 mil atletas em Lucas do Rio Verde

A competição terá cerca de 60 dias de disputas,...

Corrida do Semeador reuniu atletas em manhã de esporte, saúde e superação

A 2ª edição do evento, contou com percursos de...

Atleta de Sinop conquista 3º lugar geral feminino em competição de ciclismo no Chile

Elisangela Silva percorreu 125 quilômetros em 4h08min40s no GFNY...

Mato-grossense Aieza Bertolso vence argentina no Dana White’s Contender Series e ganha contrato com o UFC

Mato-grossense de 25 anos finaliza Camila Reynoso no Contender...
Feito com muito 💜 por go7.com.br