(GD)
Fazendeiro de Vera, uma cidade pequena de 10 mil habitantes no Norte de Mato Grosso, próxima à Sinop, filmou o furacão que ser formou nesta segunda-feira (31) à tarde na cidade, seguido de uma forte chuva de granizo.
A informação sobre o temporal foi publicada pelo site Só Notícias, que ouviu o professor e doutor em Climatologia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) campus de Sinop, João Sanches. Ele explicou que o fenômeno é incomum no Estado. “Não tem como saber o que teria provocado esse redemoinho de vento. O certo seria investigar melhor. Certamente ocorreu devido a diferença entre temperatura e pressão atmosférica. O fenômeno é mais comum na região Sul do país”.
O vento forte e a chuva com granizo causaram estragos na plantação de soja em uma fazenda, localizada no Assentamento Califórnia, a cerca de 20 quilômetros de Vera.
O “redemoinho de vento” derrubou algumas árvores.
O proprietário da fazenda contou ao Só Notícias que o temporal começou muito rápido e pouco tempo depois se formou uma espécie de “funil” que tocava o solo e levantava terra e parte da plantação.
Em um vídeo gravado por um morador, no centro da cidade, foi possível visualizar o redemoinho.
O Insituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê mais chuva e venta na região de Sinop para esta terça-feira (1).
A previsão é mesma até domingo (6).
Meteorologia se repete também na capital e em demais regiões do Estado.
Veja o vídeo do furacão em Vera.