quarta-feira, 22 janeiro, 2025
20.9 C
Alta Floresta

Amanda Nunes: "Ronda é uma pessoa fraca e mostrou isso depois da derrota"

Date:

(GE)

Amanda Nunes reconhece. Enfrentar Ronda Rousey vai mudar a sua vida. Escalada para defender seu cinturão do peso-galo feminino (até 61kg) pela primeira vez no UFC 207, dia 30 de dezembro, em Las Vegas (EUA), a Leoa admite que o confronto servirá para mudar seu patamar financeiro. Mas não pense que ela está acomodada por conta disso. Em entrevista aoCombate.com por telefone, a brasileira tratou de deixar claro que pretende ser uma campeã dominante por muitos anos e analisou a americana que, segundo ela, mostrou ser uma pessoa fraca depois da derrota contra Holly Holm, em novembro do ano passado, quando atuou pela última vez.

– Não estou lá, não posso falar o que não estou vendo, mas, se formos observar a forma que ela reagiu depois da derrota, com certeza ela tem a mente fraca. Ela é uma pessoa fraca, mostrou isso depois da derrota. Mas não tem essa. Vou pensar que vou enfrentar a melhor Ronda de todos os tempos – disparou Amanda.

Confiante no triunfo, a campeã aposta que vencerá de forma rápida, seja nocauteando ou finalizando Ronda.

– Se a luta ficar muito tempo em cima, vou procurar o nocaute a todo o tempo nos erros dela. Se for para o chão, da mesma forma que ela gosta de se movimentar no chão, também gosto. Da mesma forma que ela gosta de finalizar, também gosto. A qualquer momento posso finalizar e será uma luta rápida.

Confira a entrevista na íntegra:

COMBATE.COM: Como foi a negociação para essa luta com a Ronda? Em algum momento achou que não iria acontecer?

Amanda Nunes: Na verdade, eu estava esperando lutar com qualquer uma, mas fazendo muitas postagens no Instagram, Twitter, dizendo que queria lutar com a Ronda e aconteceu. Estava preparada para qualquer uma, mas ela resolveu voltar neste momento e agora vamos nos encontrar.

Amanda Nunes, Miesha Tate, UFC 200, MMA (Foto: Getty Images)Amanda Nunes ganhou o cinturão ao finalizar Miesha Tate no UFC 200 (Foto: Getty Images)

A Ronda é uma grande estrela, o próprio Dana White disse que é a maior que tem no UFC, acima até do Conor McGregor. Representa algo a mais uma vitória sobre ela?

Com certeza representa. Os fãs esperam a volta da Ronda Rousey, muita gente ainda acredita que ela ainda pode ser a maior atleta que tem, que pode ter o maior domínio na categoria, e essa é uma grande chance de provar para essas pessoas que eu vou ser a melhor campeã que o UFC já teve. Essa é uma luta que será muito boa em todos os aspectos. Vou entrar lá e fazer realmente o que uma campeã tem que fazer, preparada para todas as situações. Para trocar, fazer o ground and pound, luta agarrada, tudo isso. Essa luta é para mostrar para todos que vou ser a melhor campeã que o UFC já teve.

Você disse que é uma luta muito boa em todos os aspectos. Financeiramente também? É uma luta que impacta muito mais que as outras na sua vida do ponto de vista financeiro?

Essa luta é outro nível e vai mudar a minha vida. Vai me ajudar a ficar preparada para muitas lutas depois dessa.

Dana também disse que se ela te vencer, enfrenta a Cris Cyborg. Se você ganhar, pensa em pedir essa luta também?

Eu sou a campeã do peso-galo. Essa é a categoria que eu quero ser a melhor do mundo. Se eu sair agora do meu foco, eu vou entrar no foco da Cris Cyborg. Eu tenho o meu foco, que é ser campeã do peso-galo por muitos e muitos anos. Não posso sair do meu foco e entrar no dos outros. Essa não vai ser uma coisa que estará na minha mente. Não é assim. Tem que ser uma coisa que esteja no meu foco. Sou campeã do peso-galo e vou ser por muito tempo. Mas acredito que, se a Ronda perder, essa luta vai acontecer de qualquer jeito porque a Cris Cyborg quer muito essa luta.

Ela ficou parada cerca de um ano, acredito que vá perder um pouco do ritmo, mas não tem essa comigo. Vou esperar pela melhor Ronda Rousey de todos os tempos no dia 30 de dezembro. Não estou pensando nisso. MMA é uma caixinha de surpresas. Você pisca e a luta acaba”
Amanda Nunes

Você disse que começou cedo no judô. Como avalia o nível do seu judô em comparação com o da Ronda, que tem essa área como ponto mais forte do jogo?

Eu comecei no jiu-jítsu, mas meu treinador é judoca, então meu treinamento foi para competir jiu-jítsu. Mas treinava bastante judô. Só não quis me graduar no judô porque competia no jiu-jítsu, mas meu treinamento era de judô, começava na queda de cima. Aprendi todos os fundamentos do judô. É completamente diferente porque a Ronda Rousey competiu no judô. Ela, com certeza, tem isso muito forte. Ela competiu a vida toda no judô. Eu competi a vida toda no jiu-jítsu, mas eu treinava bastante os fundamentos de judô. E MMA não é judô. É o conjunto de tudo. Com certeza estarei muito preparada para todas as combinações que ela pense em fazer usando o judô.
Acredita que esse tempo parado isso atrapalhe a Ronda no ritmo de luta?
Acredito que sim. Eu sou atleta, sei como é, já fiquei lesionada um tempo, tive que ficar uns seis meses parada e, quando voltei, voltei com um pouco de dificuldade. Ela ficou cerca de um ano, acredito que vá perder um pouco do ritmo, mas não tem essa comigo. Vou esperar pela melhor Ronda Rousey de todos os tempos no dia 30 de dezembro. Não estou pensando nisso. MMA é uma caixinha de surpresas. Você pisca e a luta acaba. Então não estou pensando se isso vai atrapalhar. Vou lutar como se ela tivesse lutado ontem.

E com relação ao lado psicológico? Acha que é uma vantagem sua, depois da Ronda ficar algum tempo cercada de dúvidas sobre se voltaria a lutar ou não?

Rapaz, eu nem sei. Estou bem forte em todos os aspectos. Não estou com ela 24 horas, não sei como é, talvez sim, talvez não. Quero pensar que todos os atletas pensam igual a mim. Sou uma atleta que tenho autocrítica muito grande. Sei onde estão minhas falhas, tanto mentalmente, quanto fisicamente, então procuro a melhora. Acredito que Ronda está fazendo o mesmo. Não estou lá, não posso falar o que não estou vendo, mas, se formos observar a forma que ela reagiu depois da derrota, com certeza ela tem a mente fraca. Ela é uma pessoa fraca, mostrou isso depois da derrota. Mas não tem essa. Vou pensar que vou enfrentar a melhor Ronda de todos os tempos.

Amanda Nunes (Foto: Gustavo Pereira)
Amanda Nunes ao lado da namorada Nina Ansaroff, também lutadora do UFC (Foto: Gustavo Pereira)

Você disse anteriormente que o fato de a Nina ser psicóloga te ajuda. Ela já começou a te ajudar de alguma forma específica pra essa luta? Como?

É um trabalho em conjunto. A gente senta, faz algumas pesquisas, quando ela está fora dos meus sparrings, ela me observa bastante e conversa comigo, explica o que tenho que fazer, tudo isso. Aí fico atenta. Com ela treinando, eu de fora também faço críticas muito grande, falo para ela as coisas. Às vezes a gente se estressa uma com a outra porque buscamos uma perfeição tão grande que até atrapalha em algum momento (risos). E até isso a gente acaba tendo que se adaptar. Falo o que ela está errando, ela fala o mesmo para mim, mas a gente vai administrando. Me ajuda bastante, é uma pessoa que entende bastante também, se formou para trabalhar com crianças, é psicóloga, pelo menos ela tem noção e aí a gente trabalha junto porque eu não sou psicóloga, mas vou na internet e faço algumas pesquisas, tenho alguns livros, pesquiso muito. Não espero vir da Nina ou de algum acontecimento ruim. Eu vou realmente até querer saber, pesquiso coisas, aprendo técnicas pra fazer em casa, como meditação.

Tecnicamente, quais os buracos que você vê no jogo da Ronda e como vê essa luta terminando?

Espero ela de dois jeitos. Ou ela vem para cima, como fez com a Holly, ou ela vai querer trocar um pouco para tentar encostar e usar a luta agarrada do judô para tentar me botar para baixo. Mas, como falei, estarei muito bem na defesa de queda e na movimentação. Ela não vai conseguir me encostar. Aí eu vou tentar o nocaute. Se a luta ficar muito tempo em cima, vou procurar o nocaute a todo o tempo nos erros dela. Se for para o chão, da mesma forma que ela gosta de se movimentar no chão, também gosto. Da mesma forma que ela gosta de finalizar, também gosto. A qualquer momento posso finalizar e será uma luta rápida. Essa luta a galera vai criar expectativa porque estarei muito bem e sei que ela está treinando bastante também.

UFC 207
30 de dezembro em Las Vegas, EUA
CARD DO EVENTO (até o momento):
Peso-galo: Amanda Nunes x Ronda Rousey
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Cain Velásquez
Peso-meio-médio: Mike Pyle x Alex Garcia
Peso-meio-médio: Brandon Thatch x Sabah Homasi
Peso-meio-médio: Tim Means x Alex Cowboy
Peso-meio-médio: Matt Brown x Tarec Saffiedine

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

TOLERÂNCIA ZERO – Bando de assaltantes de banco tinha R$ 320 mil em espécie

Suspeitos morreram em confronto com a Polícia Militar, nesta...

Senadores querem derrubar veto a projeto que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

O veto integral do presidente Lula ao projeto  de...

Milho: Estoques baixos e demanda forte impulsionam o mercado, confira!

Os preços do milho seguem em alta, impulsionados por...
Feito com muito 💜 por go7.com.br