Por: Felipe Stresser / Malinovski e France Bois 2024
As provas de nado artístico, saltos ornamentais e polo aquático das Olimpíadas de Paris 2024 estão sendo realizadas em uma grande estrutura de madeira. A única instalação totalmente construída para os Jogos Olímpicos começou a ganhar forma em 2020, com a proposta de ser uma estrutura ecologicamente responsável.
O projeto envolveu profissionais da França e da Holanda e está localizado próximo da Vila Olímpica, e ligado ao Stade de France por uma passarela. A construção do Centro Aquático faz parte do objetivo desta edição das Olimpíadas em reduzir pela metade as emissões de carbono em comparação com as edições anteriores.
Além de utilizar matéria-prima renovável, que sequestra carbono e proporciona maior sensação de bem-estar, a enorme estrutura côncava de madeira reduz em 30% o volume de ar a ser aquecido, diminuindo também a demanda energética.
Jogos Olimpícos
A madeira está no centro das atenções este ano! 29.000 m³ de madeira é usado para a construção das estruturas nos Jogos Olimpícos (JO). A propósito, são 29 milhões de toneladas de carbono a serem armazenadas graças à madeira! A pegada de carbono dos JO foi reduzida em quase 50%, especialmente com o uso de madeira!