Na próxima quarta-feira, 4 de outubro, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) realiza a cerimônia de entrega do Prêmio MPT na Escola 2023 – Etapa Estadual, com início programado para às 9h. O evento será realizado presencialmente na Sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região (PRT23), em Cuiabá.
Na presente edição, o prêmio foi dividido em três grupos. O primeiro grupo inclui alunos(as) do 4º e 5º anos do ensino fundamental, com trabalhos focados na temática do trabalho infantil em suas produções. O segundo grupo, composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental, aborda produções voltadas à aprendizagem profissional e à profissionalização de adolescentes. Por fim, o terceiro grupo é constituído por alunos(as) do 8º e 9º anos do ensino fundamental, com propostas voltadas à discussão sobre segurança e saúde nas escolas e no ambiente de trabalho.
Na ocasião, os(as) mais bem colocados(as) de cada categoria (Conto; Poesia; Música; e Desenho) receberão medalhas e troféus, e os(as) coordenadores(as) municipais e os(as) professores(as)-orientadores(as) receberão homenagens e certificados.
Serão laureados(as) 35 estudantes de 19 unidades escolares diferentes, situadas nos municípios de Rondolândia, Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum, Araguaiana, Diamantino, Sorriso, Confresa, Várzea Grande e Cuiabá.
Premiação
O Prêmio MPT na Escola 2023 é parte integrante do Programa Resgate a Infância, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT. A iniciativa visa a premiar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos(as) das instituições públicas de ensino que participam da etapa regional do Projeto nas categorias conto, poesia, música e desenho, promovendo, assim, a expressão criativa e a conscientização acerca de temas relevantes relacionados aos direitos das crianças e dos(as) adolescentes.
O Projeto MPT na Escola vem, há anos, capacitando educadores(as) de Mato Grosso para que atuem nas salas de aula como multiplicadores(as) do saber. A dinâmica funciona como uma espécie de teia que envolve toda a comunidade escolar, conscientizando crianças e adolescentes, professores(as) e pais ou responsáveis para desconstruir mitos em torno do trabalho infantil e romper barreiras culturais.