Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 06.10.2016
A partir desta semana a Capital Federal será palco de uma sequência de três eventos de vôlei de praia. Abrindo a série, o Circuito Banco do Brasil Sub-23 reunirá os jovens talentos da modalidade no Parque da Cidade, em Brasília (DF), entre os dias 7 e 9 de outubro. Ao todo serão 41 duplas (28 no masculino e 13 no feminino) na busca pelo título da quinta etapa da temporada 2016.
No torneio estarão em quadra a dupla campeã mundial Sub-21 George/Arthur Lanci (PB/PR) e as campeãs mundiais Anna Patrícia (Sub-21), Andressa e Tainá (Sub-19). A parceria formada pelo paraibano e o paranaense está em segundo na briga pelo título da temporada, atrás apenas de Vinícius/Eduardo Davi (ES/PR). No feminino o ranking é liderado pela dupla potiguar Kyce/Alana, seguidas por Anna Patrícia/Paula Hoffmann (MG/RJ).
O Circuito Sub-23 é composto por seis etapas, e, além dos campeões de cada parada, existe um campeão geral da temporada, somando os pontos de todos os eventos. Ao contrário do Sub-19 e do Sub-21, em que as duplas precisam ser da mesma federação, no Sub-23 elas podem estar registradas em estados diferentes.
A categoria também possui premiação em dinheiro, com os campeões de cada naipe recebendo R$ 3,7 mil.
As oito duplas masculinas já garantidas na chave principal são Jefferson/Allysson (CE), Vinícius/Eduardo Davi (ES/PR), George/Athur Lanci (PB/PR), Igor Borges/Matheus Baby (RJ), Maia/Jonas Paixão (RJ), Lipe/Rafa (PR), Kevin/Thales (PB) e Adrielson/Gabriel Gouveia (PR/RJ). Outras 20 parcerias disputarão as quatro vagas restantes.
No feminino os times já classificados são Anna Patrícia/Paula Hoffmann (MG/RJ), Tainá/Andressa (SE/PB), Kyce/Alana (RN), Verena/Hegê (CE), Clícia/Karol (AM/ES), Anna Luisa/Victoria (RS), Vitória/Giovanna (RJ) e Teresa/Talita (CE). As demais cinco duplas brigarão por quatro vagas no torneio de qualificação.
Sistema de disputa
O torneio começa na sexta-feira (07.10), com a disputa do qualificatório. Os vencedores (em cada gênero) avançam à fase de grupos e se juntam aos oito times já classificados pela posição no ranking de entradas. As 12 duplas finais são divididas em três grupos de quatro e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições (08.10).
Avançam os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. Ainda no segundo dia dos torneios ocorre a disputa das quartas de final. O terceiro e último dia (domingo) tem a disputa das semifinais, bronze e finais dos dois gêneros. O torneio foi criado no final de 2011, visando dar mais um passo a favor do fortalecimento das categorias de base do Vôlei de Praia brasileiro, promovendo uma integração ao profissional.
Depois do torneio Sub-23 o Parque da Cidade sediará a segunda etapa do Circuito Nacional entre os dias 11 e 13 de outubro. Na sequência será a vez da etapa Open do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, com as melhores duplas do país, que acontece de 14 a 16 na arena montada no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro