sábado, 23 agosto, 2025
20.9 C
Alta Floresta

Conmebol amplia Libertadores já em 2017: de fevereiro a novembro

Date:

(espn)

A Conmebol anunciou, nesta terça-feira, mudanças no calendário do futebol sul-americano. Principal competição do continente, a Libertadores terá uma duração quase anual já a partir de 2017, indo de fevereiro a novembro.

A decisão foi tomada para “harmonizar os calendários de competições com os torneios locais de cada país”, explicou a entidade em comunicado.

“Queremos potencializar a qualidade do futebol sul-americano e impulsionar seu desempenho esportivo, isso por meio de uma estratégia integral que permita gerar e reinvestir mais dinheiro em seu desenvolvimento e promova a sustentabilidade dos clubes e das associações”, continuou.

Assim, a Libertadores passa a ser disputada em 42 semanas, contra as 27, por exemplo, deste ano. A Copa Sul-Americana começa em junho e irá até dezembro.

O número de participantes também aumentará, dos atuais 38 clubes para 42. Quantos times representarão cada país será definido dentro de três semanas em uma reunião do Conselho da Conmebol, ex-comitê executivo, diz o jornal paraguaio ABC Color.

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, postou foto da reunião no qual estavam presentes o mandatário do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, e Reinaldo Carneiro Bastos, homem-forte da federação paulista (FPF).

Outra novidade é que a partir do próximo ano os dez clubes da Libertadores que não avançarem para as oitavas de final terão a oportunidade de competir na Sul-Americana. E os campeões de cada torneio avançarão automaticamente à fase de grupos da principal competição continental no ano seguinte.

Na semana passada, a Conmebol já havia revelado que os clubes mexicanos poderão disputar uma hipotética final da Libertadores em casa – imposição que exisita desde quando os norte-americanos foram convidados.

“Por muito tempo os clubes tiveram que eleger entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições. A reforma permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e além disso potencializar a qualidade de jogo nas copas continentais”, afirmou Domínguez.

“As mudanças dos torneios de clubes da Conmebol surgem de uma análise técnica e rigorosa das necessidades e características da América do Sul”, continuou.

Também há a expectativa para o aumento do dinheiro a ser distribuído entre os clubes participantes, antiga reivindicação dos brasileiros.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...

Bronze de Duda eleva desempenho brasileiro no Mundial Sub 20 da Bulgária

Mais uma grande conquista da mato-grossense Eduarda “Duda” Rodrigues...

Cuiabá recebe etapa inédita do ITF World Tennis Tour em setembro

O Brasil será uma das sedes do circuito mundial...

Seciteci adquire instrumentos musicais de alta performance que atenderão milhares de estudantes

Instrumentos serão usados pelos alunos do Curso Técnico em...
Feito com muito 💜 por go7.com.br