(terra)
Após uma classificação surpreendente para a final da Série C, o Guarani vai tentar um feito inédito em dois confrontos com o Boa-MG, ainda sem data marcada, para ver quem chega ao título – o clube de Campinas pode ser o primeiro campeão brasileiro de três divisões nacionais.
Em 1978, quando desfrutava de um time de ponta com Zenon, Careca, entre outros, o Guarani superou o Vasco duas vezes na semifinal e fez o mesmo com o Palmeiras nas duas últimas partidas do principal campeonato do País. Tornou-se o primeiro clube do interior do País a conquistar o Brasileiro
Três anos mais tarde, ainda com Careca no time, sagrou-se campeão da Série B, após final em duas partidas com o Anapolina (obteve uma vitória e um empate).
Agora, o Bugre já garantiu o acesso da Série C para a B em 2017 e quer fechar o ano com nova conquista. O time teve um baque logo na primeira partida da semifinal, em que foi derrotado para o ABC-RN por 4 a 0. No domingo (23), voltou a campo e muitos acreditavam que apenas para cumprir tabela.
Mas construiu uma goleada histórica – 6 a 0 sobre o ABC – e obteve a vaga para a final. Desta vez, obviamente sem Careca e Zenon, mas com um show à parte de Fumagalli. O jogo, realizado no Brinco de Ouro, reuniu pouco mais de três mil torcedores. Como prêmio para quem acreditou no Guarani e esteve no estádio, a diretoria do clube promete dar para esses torcedores ingressos gratuitos para o confronto com o Boa em Campinas.
O Guarani jamais foi campeão paulista da Primeira Divisão, assim como seu maior rival, a Ponte Preta. Obteve ao longo da histórias dois vices locais – em 1988 e 2012. Ultimamente, vem a
margando a Série A 2 do Estadual.