domingo, 20 setembro, 2026

Investigação expõe ambiente tóxico e crimes de ódio em torneios infantis de futsal no Rio

Date:

Durante quatro meses, o ge mergulhou nesse universo, marcado por competitividade em excesso, agressividade e frustrações pessoais de adultos depositadas em meninos

Crianças ameaçadas de agressão por adultos; ofensas racistas contra meninos de 9 anos; uma casca de banana atirada num árbitro negro. Uma investigação do ge revela que os torneios infantis de futsal do Rio de Janeiro são disputados num ambiente tóxico, quase sempre criado por pais e mães dos candidatos a atletas.

Ao longo dos últimos quatro meses, a reportagem mergulhou nesse universo, marcado por competitividade em excesso, agressividade e frustrações pessoais de adultos depositadas em meninos. Tudo isso resultando em ofensas, violência verbal e física, racismo, homofobia, misoginia, ameaças a crianças, violência psicológica e crimes de ódio de toda ordem.

A viagem em torno dos jogos disputados por crianças também permite encontrar familiares dispostos a apoiar seus filhos, treinadores dedicados a educar e adultos que, ao fim dos jogos, atiram doces e balas na quadra, iniciando uma corrida que junta as crianças vencedoras e vencidas, minimizando os efeitos do resultado para jovens numa etapa de formação. No entanto, os bons exemplos parecem sufocados.

Torneios infantis de futsal são marcados por violência e ambiente tóxico no Rio de Janeiro — Foto: matimix

Torneios infantis de futsal são marcados por violência e ambiente tóxico no Rio de Janeiro — Foto: matimix

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Rosana Martinelli declara apoio a Nilson Leitão

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado A ex-prefeita de Sinop e suplente...

ARRANCADA 20000 – Max recebe reconhecimento de lideranças do norte de Mato Grosso

O parlamentar foi recebido por moradores e representantes políticos...

Max intensifica agenda pelo interior e recebe apoio de lideranças municipais

Agenda reúne cidades de diferentes regiões e destaca parcerias...

TCE-MT garante atendimento no Hospital de Câncer e evita interrupção de tratamentos

O conselheiro Guilherme Maluf concedeu tutela de urgência após...
Feito com muito 💜 por go7.com.br