Em busca do hexa, a Seleção Brasileira de Futsal foi convocada nesta quinta-feira (18 de julho), para a Copa do Mundo Masculina no Uzbequistão. Com a presença do presidente da CBFS, Marcos Madeira, o treinador, Marquinhos Xavier anunciou no auditório da CBF, no Rio de Janeiro, os 15 atletas que irão iniciar os treinamentos de olho no Mundial.
Os treinamentos da Seleção estão marcados para iniciar 10 de agosto e a viagem para o dia 02 de setembro, onde o Brasil fará dois amistosos contra a Seleção local. Dos 15 jogadores, somente 14 seguirão viagem para defender as cores do Brasil no Uzbequistão. A competição será disputada entre os dias 14 de setembro a 06 de outubro. O mundial. será a primeira competição
Confira os convocados:
Guitta (Ukhta – RUS)
Roncáglio (Anderlecht – BEL)
Willian (Norilsk Nickel – RUS)
Marlon (ElPozo – ESP)
Neguinho (Palma – ESP)
Lucas Gomes (Magnus – BRA)
Leandro Lino (Magnus – BRA)
Marcel (ElPozo – ESP)
Marcênio (Jaraguá – BRA)
Arthur (Benfica – POR)
Valério (Elpozo – ESP)
Pito (Barcelona – ESP)
Rafa Santos (ElPozo – ESP)
Ferrão (FC Semey – CAZ)
Dyego (Barcelona – ESP)
Líder do ranking mundial, a estreia do Brasil no mundial será num sábado, contra Cuba, dia 14 de setembro, às 17h30. Três dias depois, o adversário será a Croácia, às 20h. O Brasil encerra a fase de grupos diante da Tailândia, dia 20, às 17h30. O Uzbequistão tem um fuso horário de 8h à frente do horário de Brasília.
O Brasil é o maior campeão mundial com cinco Copas (1989, 1992, 1996, 2008 e 2012) e vai em busca do hexa. A Amarelinha também possui os dois maiores artilheiros da história das Copas, o Rei Falcão com 48 gols e Manoel Tobias com 43. Apesar das conquistas, a Seleção não levanta o troféu há duas edições, em 2016 o campeão foi a Argentina e mais recente, 2020, Portugal.