quarta-feira, 13 novembro, 2024
23.9 C
Alta Floresta

Mato Grosso fica na 10ª colocação no xadrez do JUBs

Date:

O campeonato contou com a participação do mestre e bicampeão universitário, Victor Shumyatsky

A equipe mato-grossense de xadrez conquistou a 10ª colocação na 64ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs-Cuiabá). O time formado por Vitor José Vitorazzi, Luis Fernando Teske, Lunna Vezaro Moreira e o técnico Alex Castro obteve a somatória de dez pontos com sete vitórias e seis empates em 21 disputas. A competição reuniu o total de 30 equipes e 78 universitários oriundos de 18 estados da federação, a categoria masculina com 44 atletas e a feminina com 34.

O estudante de direito na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Vitor José, de 18 anos, se classificou como o 18º na categoria individual com quatro pontos, três vitórias e dois empates em sete disputas. O enxadrista foi campeão universitário estadual em 2016 e campeão estudantil cuiabano em 2015. Para ele, mais do que um campeonato, o JUBs foi uma oportunidade de rever amigos de torneios passados, conseguir experiência e testar as habilidades com os melhores estudantes do país.

“As partidas foram muito difíceis contra jogadores de alto nível. Durante o campeonato utilizei a minha principal característica, de ser mais tático do que estratégico. Quis aproveitar os erros dos adversários para investir e ganhar vantagem nos jogos. Dessa maneira abri o jogo e analisei atentamente cada movimento do oponente, sempre a pegar oportunidades de avançar com movimentos decisivos. Competir e ganhar é ótimo, porém o que mais me agradou foi ter boas partidas”, comentou.

Para Lunna, de 21 anos, o torneio foi o motivo para voltar a praticar o esporte. Estudante de engenharia de minas na UFMT, ela ficou afastada do xadrez por três anos, desde que ganhou o 1º lugar no estadual da indústria de 2013. O motivo foi a difícil conciliação entre os afazeres acadêmicos e o estudo da ciência xadrística. Apesar do período longe do tabuleiro, Lunna obteve a 26ª posição na classificação feminina ao deixar sete candidatas para trás. Ela fez três pontos com duas vitórias e dois empates em sete disputas.

“O torneio quebrou a pausa que eu tinha dado ao xadrez e me animei para continuar no esporte. Disputei com muitos oponentes fortes, ganhei muita experiência e troquei conhecimentos com os colegas. Além disso o JUBs servirá para eu conseguir a minha classificação no rating internacional, que terei se eu entrar em mais competições. Voltarei a treinar regularmente e no ano que vem participarei do campeonato estadual mato-grossense de xadrez”, explicou.

O campeonato de xadrez utilizou o sistema de classificação suíço, com sete rodadas, um ponto por vitória, meio ponto por empate e nenhum ponto em caso de derrota. Os atletas foram selecionados de modo que enfrentassem um oponente com pontuação parecida. Para o presidente da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), Alexandre Bregunci, o JUBs valoriza o xadrez e ajudou a divulgá-lo dentro de Mato Grosso. “Tivemos a participação de dois mestres de xadrez nessa edição. Um deles um brasiliense chamado Victor Shumyatsky. Foi uma competição de alto nível”, disse.

 

(Lous Rondon)

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Polícia Civil prende nove pessoas pela execução de jovem em Nova Monte Verde

A arma e o veículo usados no crime, além...

SUPERLIGA B – Vôlei Alta Floresta estréia na competição jogando em Natal-RN

“VAF estréia diante dos torcedores altaflorestense no dia 14/12...

Chapa 1 do CREF17 é eleita por maioria dos votos

Crédito ao que vem sendo feito em prol a...

Inscrições para eleição de novos conselheiros do Conselho Municipal de Cultura estão abertas

Estão abertas as inscrições para a eleição de novos...
Feito com muito 💜 por go7.com.br