quinta-feira, 20 junho, 2024
17.6 C
Alta Floresta

Na véspera do sorteio, Marquinhos Xavier projeta Copa do Mundo

Date:

Sorteio dos grupos acontece neste domingo (26), às 13h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no FIFA+ e no SporTV

Os grupos da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024 serão sorteados neste domingo (26), às 13h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no FIFA+ e no SporTV. O técnico da Seleção Brasileira, Marquinhos Xavier, conversou com a CBF TV sobre sua expectativa para a descoberta dos adversários.

“Estou bem ansioso para o sorteio, está chegando a hora. É um momento importante pisar no Uzbequistão, no país da Copa, vai ser uma emoção bacana, um sentimento legal de que a gente realmente está se aproximando do momento mais importante da Seleção, mais importante do ciclo”, disse o treinador, que embarcou na sexta-feira (24) para Samarkand, cidade que vai abrigar o evento de domingo. 

“A gente vê adversários competentes e isso causa uma ansiedade ainda maior de saber quem vamos enfrentar. Queremos saber qual é o nosso caminho dentro dessa Copa do Mundo. Espero que a gente já comece bem, com um bom grupo. E quando digo um bom grupo, não quero falar sobre facilidade. Estou falando sobre adversários que a gente possa já ter enfrentado nesse ciclo de preparação, porque isso ajuda”, completou.

O sorteio será dividido da seguinte forma: serão quatro potes com seis equipes em cada. No pote 1, estão os cabeças de chave. O Uzbequistão é o anfitrião, por isso está no primeiro pote.  As demais seleções foram separadas seguindo posições do primeiro Ranking Mundial Masculino de Futsal da FIFA. Confira a separação dos potes:

  • Pote 1: Uzbequistão, Brasil, Portugal, Espanha, Irã, Argentina

  • Pote 2: Marrocos, Cazaquistão, Tailândia, França, Ucrânia, Paraguai

  • Pote 3: Croácia, Nova Zelândia, Venezuela, Afeganistão, Costa Rica, Tadjiquistão

  • Pote 4: Holanda, Guatemala, Panamá, Angola, Líbia, Cuba

O evento será realizado no Uzbequistão, na cidade histórica de Samarkand. A Copa do Mundo de Futsal da FIFA começa no dia 14 de setembro, e a Seleção Brasileira busca a sexta estrela.

O sorteio dos grupos será realizado na cidade histórica de SamarkandO sorteio dos grupos será realizado na cidade histórica de Samarkand/Créditos: FIFA

Além de comentar sobre o sorteio, Marquinhos Xavier abordou outras questões como convocação, planejamento e falou até sobre a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal.

JÁ SEI MEUS ADVERSÁRIOS. E AGORA?

Em relação ao planejamento, o treinador adiantou que já se programou para o período de preparação que será realizado no Brasil e afirmou que existem alguns passos fundamentais para ter bons treinamentos.

“Depois da convocação de abril, que foi a nossa última data, eu iniciei um processo de construção do que a gente vai fazer durante os períodos de preparação. Então no primeiro período do ciclo, que é de adaptação e preparação e que vai ser no Brasil, eu praticamente já desenhei os nossos conteúdos, aquilo que a gente vai trabalhar, qual é a sequência, a programação das semanas” 

“Um segundo trabalho que é fundamental, é pensar de que forma a gente vai organizar a seleção, pensando nos atletas e suas posições. O terceiro trabalho é pensar nas formações, essa é a preocupação maior”

Mesmo com toda a estratégia, ainda podem acontecer coisas que fogem do controle, afinal, o futsal é imprevisível. Para isso, Marquinhos acredita que pode contar com sua sensibilidade para tomar as melhores decisões.

“Minha principal atribuição nesse momento é tentar antever o que pode acontecer, então é um misto de trabalho técnico com um pouco de magia e sensibilidade do treinador, de tentar identificar algumas coisas que possam estar no nosso caminho para que quando aconteça, se acontecer, a gente possa desviar se for problema e abraçar se for algo bom, algo positivo”

Marquinhos Xavier projeta primeiros jogos da Copa América: "Estou muito focado"Marquinhos Xavier comentou sobre o planejamento para a Copa do Mundo/Créditos: Patrick Ferreira/CBF

CONVOCAÇÃO PARA A COPA DO MUNDO

Falta pouco para a lista oficial dos atletas que vão defender a Amarelinha no Mundial ser anunciada, mas os jogadores ainda têm compromissos com seus clubes. O técnico comentou sobre como acontece a escolha nesse momento e qual a principal preocupação da comissão técnica.

“A grande preocupação que nós temos hoje é de que todos os atletas finalizem a temporada nos seus clubes bem fisicamente. É claro que o aspecto técnico pesa muito também de como um atleta vai terminar a competição, mas depois vai entrar o “Safety Car” na corrida. Todo mundo entra em um período de férias e passam a ter uma pré-preparação para a apresentação para o novo ciclo”

“Então todos vão estar descansados, vão zerar sua condição técnica, física, tática e também emocional. A preocupação maior da comissão técnica é que aqueles atletas que já estão estão se configurando nas convocações terminem a temporada bem”, explicou.

Marquinhos Xavier durante disputa da Copa América de Futsal 2024Técnico falou sobre suas preocupações antes de anunciar a lista final/Créditos: Divulgação/CONMEBOL

COPA DO MUNDO FEMININA DE FUTSAL

O treinador ainda falou sobre a escolha da sede da primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal realizada pela FIFA, que será nas Filipinas. A competição inédita terá sua estreia em 2025.

“Confesso que fiquei surpreso com a escolha da sede do Mundial Feminino. Eu tenho sempre uma visão um pouco amplificada sobre essas escolhas. Por um lado é importante o desenvolvimento do futsal em outros países, então às vezes a escolha se dá em relação a isso. Por outro lado, me preocupa que haja um esvaziamento de público, de engajamento”

“Mas espero que todas as ações que serão feitas dentro das Filipinas possam trazer público para o ginásio, porque isso é importante. Principalmente levar mais crianças e jovens para que eles conheçam a modalidade ainda mais”.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Não havia motivo para greve nas universidades, diz ministro

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira...

Rondonópolis e Jaciara são destaques em etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses

Promovidas pela Secel, as competições ocorreram de 14 a...

Arraiá na Floresta será realizado neste fim de semana na Praça da Cultura

O Arraiá na Floresta será realizado neste fim de...

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

As seis dezenas do concurso 2.739 da Mega-Sena serão...
Feito com muito 💜 por go7.com.br