Uma conferência mundial com o objetivo de colocar o esporte a serviço da humanidade reuniu nesta quarta-feira, na Cidade do Vaticano, o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, o Papa Francisco e o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon.
Durante o encontro, o Papa argentino disse aos participantes para explorarem “o bom que o esporte e a fé podem trazer para a nossa sociedade”, destacando que o “esporte traz grandes valores para a sociedade, onde todas as pessoas podem participar, independentemente de sua origem étnica ou religiosa”.
O presidente do COI Thomas Bach também destacou a importância do esporte para unir diferentes povos e culturas em diversos eventos e competições ao redor do mundo.
– Assim como a fé, o esporte nos ensina a importância de viver em solidariedade e paz com nossos semelhantes. Um dos muitos valores partilhados pelo esporte e a fé é o respeito pela dignidade e igualdade de todos os seres humanos – afirmou Thomas Bach.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, agradeceu Bach “por sua visão” na criação da equipe de refugiados na Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro, citando “um poderoso lembrete da capacidade do esporte para promover a dignidade e os direitos humanos”.
A conferência no Vaticano é descrita pelos organizadores como uma “oportunidade para para promover e exaltar as virtudes da fé e do esporte em nossas vidas”. O encontro de três dias é organizado sob os seis princípios compartilhados pela fé e o esporte: compaixão, respeito, amor, iluminação, equilíbrio e alegria.