Na manhã desta terça-feira (18), alunos da APAE, acompanhados pelo vice-presidente da entidade, Marcelo Weber, e professores da Escola de Educação Especial “Alice Augusta de Oliveira”, mantida pela entidade, participaram da sessão ordinária da Câmara Municipal. A visita, que faz parte de um projeto contínuo da APAE, visa proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender sobre o funcionamento do legislativo e executivo, além de fortalecer o entendimento de seus direitos.
Weber explicou que o programa tem como principal objetivo promover a autonomia dos alunos, permitindo que conheçam seus direitos e saibam como reivindicá-los de maneira consciente. “Queremos que eles compreendam o que é a Câmara, o Executivo, e como podem cobrar por seus direitos, conforme previsto em seus estatutos”, afirmou o vice-presidente.
A APAE organiza suas atividades em dois períodos: pela manhã, são atendidos adultos fora da faixa etária escolar, enquanto a tarde é dedicada às crianças, com foco na educação infantil. “Esse projeto não é algo passageiro, é algo que se estende ao longo da vida dos nossos alunos, com ações em áreas como culinária, jardinagem e organização, para ajudá-los a conquistar maior independência”, destacou Weber.
Atualmente, a instituição atende cerca de 110 alunos, sendo 60 adultos e aproximadamente 50 crianças na educação infantil especial. A visita à Câmara, segundo o vice-presidente, é uma ferramenta importante para promover a cidadania e dar voz aos alunos. “Nosso objetivo é aguçar o interesse deles sobre como a Câmara funciona, para que possam interagir com os vereadores e entender o que é relevante para sua comunidade”, explicou.
Marcelo Weber enfatizou, ainda, que a intenção é que os alunos da APAE realizem visitas periódicas à Câmara, com a frequência de uma vez a cada 15 dias. “Essa é uma maneira de fortalecer o vínculo deles com a cidade e garantir que saibam que têm direitos e voz ativa para lutar por eles”, completou.