A vereadora Leonice Klaus dos Santos (Republicanos) voltou a criticar a precariedade do transporte de pacientes da saúde pública no município. Durante a sessão ordinária de segunda-feira (4), a parlamentar relatou casos graves e cobrou providências imediatas do Executivo e da Secretaria Municipal de Saúde.
Logo no início do pronunciamento, Leonice destacou o desconforto causado por um caso recente levado até seu gabinete. Segundo a vereadora, o transporte de pacientes — muitos deles em estado delicado — é feito atualmente com apenas um ônibus, que está frequentemente quebrado, e um micro-ônibus sem a devida estrutura.
“Já falei várias vezes aqui na tribuna, mas infelizmente, até hoje, só temos um ônibus da saúde que vive quebrando e um micro-ônibus que transporta idosos e pacientes em estado delicado, inclusive pacientes com câncer”, lamentou.
A vereadora fez questão de destacar o caso de uma senhora que precisou viajar deitada no chão do micro-ônibus, por não aguentar permanecer sentada nos bancos. A situação, segundo Leonice, é “desumana”.
“Quero fazer um apelo ao secretário de saúde: por favor, olhe com carinho para a agenda e tente separar os pacientes de acordo com suas necessidades”, disse, pedindo sensibilidade na organização das viagens.
Ela aproveitou a oportunidade para lembrar a promessa do deputado estadual Nininho, que se comprometeu a destinar um micro-ônibus adaptado para a saúde.
“Deputado, eu confio que o senhor vai cumprir essa promessa, assim como cumpriu quando destinou a Van para a Casa de Apoio. Mas, por favor, seja breve. O povo está sofrendo — e muito.”
Leonice reforçou a legitimidade de sua cobrança, mencionando sua experiência de sete anos trabalhando na Casa de Apoio, onde acompanhou de perto o sofrimento dos pacientes em tratamento fora do domicílio.
“Minha revolta é grande porque a situação se arrasta e nada muda”, concluiu.