terça-feira, 8 outubro, 2024
24.5 C
Alta Floresta

MPE investiga Energisa por cobrar “ICMS retroativo” na energia solar em MT

Date:

O deputado Diego Guimarães (Republicanos) pediu providências ao Ministério Público Estadual (MPE) para impedir a cobrança, por parte da Energisa Mato Grosso, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) retroativo referente à geração de energia solar. A forma como a concessionária está cobrando os consumidores, sem garantir princípios como a ampla defesa e o devido processo legal, fere o Código de Defesa do Contribuinte, lei que está em vigor em Mato Grosso desde o início do ano.

Diego explica que a cobrança repentina ocorre de forma abusiva, ferindo os direitos dos contribuintes mato-grossenses. “Não há informações claras e objetivas sobre a cobrança, em evidente arbitrariedade e tampouco foi concedida a ampla defesa e o efetivo contraditório para o contribuinte. Não se pode admitir o exercício abusivo de lançar e cobrar tributos como está a ocorrer”.

No pedido de providências, o deputado defende que a concessionária suspenda, imediatamente, a cobrança do ICMS retroativo, até que haja o respeito às leis no processo de cobrança. “O Código de Defesa do Contribuinte veio justamente para colocar ordem em relações muito desiguais, como a deste caso. Por isso, é preciso que a Energisa suspenda de imediato a cobrança até que os direitos mínimos dos contribuintes sejam respeitados”.

Na carta enviada aos consumidores, a concessionária alega que entre 2017 e 2021 foi concedida, de forma indevida, uma isenção nos valores cobrados do ICMS da tarifa de energia e do sistema de distribuição. Após uma consulta realizada junto à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MT), a concessionária recebeu a informação de que deveria proceder o recolhimento do imposto.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

CBFS divulga clubes participantes da 31ª Taça Brasil Feminina

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) divulgou oficialmente os...

Mato Grosso antecipa em 57 dias a arrecadação de R$ 40 bilhões em tributos

O montante de R$ 40 bilhões recolhido em tributos,...

Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro

São 2.550 vagas em 63 cursos; prova segue no...

Alta Floresta: Homem é preso após ser flagrado agredindo mulher em via pública

Um policial viu que o homem tentava levantar a...
Feito com muito 💜 por go7.com.br