quinta-feira, 3 julho, 2025
32.9 C
Alta Floresta

Na COP, setor da carne de MT defende produção de ‘carne verde’

Date:

Para reduzir gases do efeito estufa, Imac (Instituto Mato-grossense da Carne) defendeu, na última terça-feira (5), na COP 28, em Dubai, a produção de carne de modo mais sustentável, a ‘carne verde’.

Mato Grosso e China seguem unidos em garantir a continuidade do fornecimento de carne, mas uma “carne verde”, que conserve a biodiversidade e seja de baixa emissão de gases do efeito estufa.

Essas outras ações foram apresentadas pelo presidente do Imac, Caio Penido, no painel sobre Agricultura Sustentável e Cadeia de Fornecimento Verde e na palestra no Pavilhão da China. As medidas visam melhorar as relações de negócios com o país chinês.

No debate, o presidente do Imac falou da sustentabilidade da pecuária mato-grossense e sobre os dois principais eixos de atuação do instituto: conformidade legal monitorada e potencial de melhora no balanço de carbono, gerando desenvolvimento econômico.

O painel contou também com a participação de representantes do Consórcio dos Estados da Amazônia Legal Brasileira e de representantes da ONG chinesa parceira do IMAC, a GEI (Global Environmental Institute).

Penido afirma que o Brasil, a China e a União Europeia estão alinhados na preocupação com a situação climática global. Tanto a China, quanto a União Europeia querem uma carne bovina sustentável, com a diferença de que a China é uma grande compradora da nossa carne e também se preocupa com a segurança alimentar de seus habitantes, temos interesses em comum.

“Podemos produzir mais carne, atendendo ao anseio de segurança alimentar mundial, fixando carbono no solo e reduzindo a idade de abate do nosso gado, melhorando assim o balanço de carbono por arroba produzida em MT”, garantiu Penido.

A 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP 28, é realizada em Dubai, nos Emirados Árabes.

Exportação é metade do mercado de MT

Segundo o presidente, considerando a totalidade da carne bovina produzida em Mato Grosso, cerca de 50% da produção é destinada ao mercado interno e 50% é exportada. De tudo que se exporta, 55,6% é enviado para a China e 3,7% vão para a União Europeia.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Alta Floresta recebe 8ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Floresta

Alta Floresta se prepara para viver uma nova edição...

Na Arena Sorriso ASF busca superação contra o Apodi

A partida marcará a estreia do jogador Pixote A Arena...

Sorriso empata em jogo emocionante na estreia do Campeonato Brasileiro de Handebol

A partida aconteceu logo após a cerimônia oficial de...

Arraiá da Floresta acontece neste fim de semana e terá shows regionais

A Praça da Cultura recebe, nos dias 4, 5...
Feito com muito 💜 por go7.com.br