Na sessão ordinária de terça-feira (11) na Câmara Municipal de Alta Floresta, o vereador Naldo da Pista (Republicanos) destacou com preocupação as condições da unidade de saúde da comunidade São Mateus, no Assentamento Jacamim, localizado na região da Pista do Cabeça, a aproximadamente 90 quilômetros da área urbana do município. A cobrança do parlamentar foi voltada para a urgente reforma estrutural da unidade de saúde, que, apesar de receberem equipamentos recentemente, ainda carece de melhorias significativas para atender adequadamente a população local.
Naldo disse que esteve na unidade recentemente para fiscalizar a chegada dos materiais permanentes enviados pela Prefeitura. Durante a visita, o vereador observou que, embora os aparelhos e utensílios tenham sido entregues, a infraestrutura do posto de saúde permanece em condições preocupantes.
“Estive na Comunidade São Mateus fiscalizando a chegada dos materiais permanentes na unidade de saúde. Só senti a falta de alguns materiais, como a balança e as lixeiras. Porém, o que mais me chamou a atenção foi a situação péssima da estrutura do Posto de Saúde. Pelo cronograma de reforma dos postos rurais, a Unidade de Saúde da Comunidade São Mateus é a próxima a ser reformada e ampliada. Os aparelhos de ar-condicionado chegaram, mas estão no chão. Então, estamos aguardando o início dessa reforma”, declarou o vereador.
Embora a chegada de equipamentos tenha sido um avanço, a situação estrutural das unidades é deficitária, segundo o parlamentar. Ele mencionou que, além da reforma do telhado, que precisa ser feita do zero, o posto de saúde do Assentamento Jacamim também exige intervenções urgentes.
De acordo com o vereador Naldo, foram entregues arquivo de aço, longarinas, ventiladores de parede, duas mesas de escritório, dois aparelhos de ar-condicionado, quatro cadeiras de secretária e geladeira. Além da unidade da Comunidade São Mateus, os mesmos equipamentos e utensílios foram entregues nas unidades de saúde da Pista do Cabeça e da Comunidade Ourolanda.
Naldo da Pista frisou que, apesar dos esforços para equipar as unidades de saúde do setor Pista do Cabeça, o mais urgente neste momento são as melhorias na infraestrutura, que são fundamentais para garantir um atendimento digno à população rural. Ele reiterou que a ação precisa ser imediata, para que os moradores da região não continuem dependendo de unidades em condições precárias.
“Destinamos emenda impositiva para que sejam realizadas melhorias nos três postos de saúde. Agora, estamos aguardando e cobrando para que esse cronograma seja executado o mais breve possível, porque a população necessita de condições adequadas para receber o atendimento”, disse o vereador.