Conforme o Clique Notícias já informou, o vereador Tuti (Cidadania) criticou o governo Chico Gamba e chamou o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Alta Floresta de “irresponsável e incompetente”. A terça feira, 24, foi de esclarecimentos para Emanuel Marcos, que está à frente da pasta.
Durante sua participação no programa Olho Vivo, da TV Nativa, apresentado pelo Jornalista Oliveira Dias, o secretário não escondeu sua frustração e rebateu Tuti. “Eu sempre atendi o Tuti dentro das demandas deste festival. Sempre respondi os questionamentos. Sempre coloquei ele a par do planejamento” pontuou, dizendo-se surpreso com a declaração do parlamentar, “Foi uma fala muito infeliz” disse.
O secretário disse que estava em reunião quando a informação chegou até ele, dando conta da declaração do vereador, o que segundo ele causou espanto entre os representantes que se reunião, incluindo o prefeito que teria ficado chateado. Questionado se também teria ficado da mesma forma, Emanuel confirmou. “Quando você leva para o lado pessoal, você fica chateado, sim! Só que aqui eu estou como profissional e eu sei o profissional que eu sou e o trabalho que eu venho entregando para a população de Alta Floresta” falou.
Ao rebater a declaração crítica de Tuti, o secretário chegou a sugerir que o parlamentar tenha cometido quebra de decoro parlamentar, regra de boa conduta que pode levar a conduta à julgamento no Conselho de Ética da Câmara, com possibilidade de sansões punitivas, até a perca de mandato em casos classificados como graves.
“Talvez foi uma opinião infeliz e talvez até falta de decoro parlamentar dele nesse momento, ali na tribuna” disparou o secretário, que acrescentou, “Não precisava ter ido à tribuna fazer essa fala. Mas enfim, essa é uma questão dele que ele é quem tem que resolver”.
Perguntado se já conversaram após o episódio, Emanuel afirmou que não vai procurar o vereador. “É ele que está me questionando. É ele que me chamou de incompetente, de irresponsável. Então é ele que vai ter que me procurar” declarou. “Não sei por qual motivo e até agora ele não me procurou” concluiu.
Sobre o atraso na realização do evento Festival de Pesca que irritou o vereador, o secretário garantiu que em nada tem a ver com questões de retaliação política ou boicote à base do Deputado Nininho, que já teria destinado todo o recurso para a premiação do torneio, conforme o próprio vereador anunciou.
“Eu tenho um carinho especial pelo Deputado Nininho, que foi quem destinou o dinheiro da emenda” falou o secretário, dizendo que mantém boa relação, tanto com o próprio Deputado, com quem esteve recentemente, como a sua base, que inclui outros vereadores da cidade.
“O festival Viva Floresta será o primeiro festival que vai acontecer aqui em Alta Floresta, e dentro deste festival nós teremos o festival de pesca” garantiu o secretário, divulgando a data de 20 e 21 de setembro e citando que outras atrações também vão compor a programação, como competições de vôlei, de jet ski, entre outras, incluindo o próprio torneio de pesca.
O secretário disse que reconhece que as mudanças de datas antes anunciadas, prejudicou alguns planejamentos, mas foi o melhor a se fazer, em virtude de outras competições, das quais equipes de Alta Floresta participarão e que a mudança está amparada pela participação da Unemat, do Conselho Municipal do Turismo.
Sendo assim, o baixo nível do espelho d’agua que eventualmente venha a ser um desafio tanto para a pesca, quanto ao risco de acidentes, já é considerado e existe um planejamento para mitigar esses obstáculos, como delimitação de área para cada competição com demarcações que vão orientar nesse sentido, segundo o secretário.
“Vai funcionar. Nós teremos dois dias de evento e por questões óbvias não vamos fazer no mesmo dia a competição de jet ski e o torneio de pesca” exemplificou Emanuel. Portanto o torneio deve fazer parte de uma programação mais ampla, segundo o secretário, organizado atualmente pela administração, através da sua pasta.