segunda-feira, 14 outubro, 2024
24.9 C
Alta Floresta

X: parlamentares da oposição articulam medidas contra inquérito do STF

Date:

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio da rede social X em todo território nacional

O líder da oposição no Senado Federal, o senador Marcos Rogério (PL-RO), enfatizou que o Senado e a Câmara dos Deputados irão tomar medidas contra as decisões de ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), entre elas o inquérito das milícias digitais.

“Tais decisões, com viés arbitrário e autoritário, ameaçam a liberdade de expressão dos cidadãos, a liberdade de imprensa, e até mesmo a inviolabilidade dos mandatos parlamentares, que são protegidos por imunidade em suas opiniões, palavras e votos”, ressaltou o senador ao ler o manifesto intitulado “em defesa da verdadeira democracia”.

O ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio da rede social X em todo o território nacional depois que o dono da plataforma, o bilionário Elon Musk, descumpriu uma ordem judicial para indicar um representante legal da empresa no Brasil.

A decisão de Moraes desagradou, em especial, os parlamentares da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que continuaram a usar a plataforma por meio de subterfúgios, como é o caso do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Uma das formas de acessar o X é por intermédio de VPNs, um sistema que disfarça o endereço do aparelho que acessa a rede social. Apesar disso, a decisão de sexta-feira (30/8) do ministro prevê uma multa de R$ 50 mil por dia para pessoas físicas ou jurídicas que utilizarem o VPN para burlar a decisão.

Com isso, a declaração de Marcos Rogério contou com a presença de diferentes líderes da oposição, incluindo aqueles da Câmara dos Deputados.

“Nós já estamos nos movimentando, oposição, minoria, PL e vários parlamentares de diversos partidos. Já temos uma reunião marcada para segunda-feira, para fecharmos as pautas pelas quais nós vamos brigar, continuar brigando e iremos obstruir. Essa decisão já foi tomada, e iremos fazer obstrução na Câmara dos Deputados e vamos juntar, pela anistia dos perseguidos políticos, para que a censura deixe de ser aplicada no Brasil”, pontuou a deputada Bia Kicis (PL-DF), líder da minoria na Câmara.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Definidos semifinalistas da Copa 5S de Futsal de Alta Floresta

Após dois finais de semana de bola rolando a...

Bola rola pela Copa do Servidor de Alta Floresta nessa terça

Contando com apoio do Governo do Estado de Mato...

Cultura e Juventude divulga resultado do IV Concurso Municipal de Desenhos

Ganhadores do Concurso Municipal de Desenho Foi divulgado na noite...
Feito com muito 💜 por go7.com.br