segunda-feira, 4 março, 2024
21.4 C
Alta Floresta

Cerimônia de abertura do JUBs leva mais de 2 mil pessoas ao Aecim Tocantins

Date:

(sael)

A cerimônia de abertura da 64ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) reuniu cerca de duas mil pessoas no ginásio Aecim Tocantins, na noite desta quinta-feira (03.11), em Cuiabá. O pontapé inicial do maior evento esportivo universitário do país ainda contou com shows da cantora mato-grossense, Ana Rafaela, e da banda de rock nacional, Nx Zero.

O secretário adjunto de Esporte e Lazer do Estado, Pedro Luiz Sinohara, afirmou que esta é a primeira vez que o JUBs é realizado em Mato Grosso e o evento em Cuiabá marcará um momento histórico para o desporto do estado, tanto pelo legado dos investimentos realizados, quanto pela melhoria na cultura do esporte.

“Boa parte das obras físicas ficarão como legado para Cuiabá, como as estruturas do Parque Aquático, entre outros. Além disso, estimamos que o evento injetará mais de R$ 5 milhões na economia da Capital, com a movimentação de mais de  mil pessoas”.

Sinohara destacou que há muito tempo Mato Grosso pleiteava trazer o evento para seus domínios. “Finalmente, chegou a nossa vez e vamos fazer o melhor. Além do esporte, queremos criar um vínculo com quem nos visita, e que possam voltar e aproveitar nossas belezas naturais”, concluiu.

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, lembrou o tema desta edição dos jogos “Estrelas hoje, líderes amanhã”, e ressaltou a importância dos jogos.

“O desporto universitário, além de formar atletas de alto rendimento, forma cidadãos. E não existe outro caminho que não seja o esporte e a educação, o mundo todo faz isso. O Brasil fez uma Copa do Mundo maravilhosa, e jogos olímpicos extraordinários, agora é hora de olhar para dentro. Vocês, atletas, são nossas estrelas hoje, mas serão os líderes amanhã”, afirmou.

O secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Cruz Fróes da Silva, frisou que o evento encerra um ciclo no país, que recebeu recentemente uma Copa do Mundo de Futebol e também as Olimpíadas, com um enorme legado para o esporte, não somente pelas obras físicas, mas também pela formação dos atletas. “Teremos um legado imaterial, o mais importante são os atletas, eles que são o grande legado em construção do esporte brasileiro”.

Cerimônia

Atletas universitários de 27 delegações desfilaram pela quadra do ginásio, empunhando as bandeiras de seus estados, cidades e universidades. Após os discursos das autoridades, o público viu o nadador mato-grossense Luiz Pedro Ribeiro Pereira, o Pepeu, acender a pira dos Jogos.

A cerimônia contou ainda com a participação dos padrinhos dos jogos, o nadador Henrique Martins e o atleta do taekwondo Maicon Andrade, que foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e do judoca, David Moura.

A realização do evento conta com uma parceria entre Governo do Estado, Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Prefeitura Municipal de Cuiabá e Federação Mato-grossense de Esporte Universitário (FMEU).

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

SEGUNDO POLICIAL ENCONTRADO – Governador e primeira-dama lamentam morte do soldado Teixeira

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama do Estado,...

Brasileiros conhecem primeiros adversários no Pré-Olímpico

(Foto: Wander Roberto/COB)Neste domingo (3), começa o primeiro Pré-Olímpico...

Darlan Romani termina em sétimo no peso no Mundial Indoor de Glasgow

O atleta catarinense, do Praia Clube/Exército/Futel-MG), com a marca...

Comissão internacional aprova novas regras no futebol para julho

A International Football Association Board (IFAB), entidade que cuida...
Feito com muito 💜 por go7.com.br