(PJC)
O investigador da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Kayo Marcelo Vieira Guimarães, lotado na Delegacia de Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte), disputou o Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, recebendo a medalha de prata, na modalidade “Kata”. A competição nacional aconteceu, entre os dias 11 a 13 de novembro, na cidade de Indaiatuba (SP).
Cerca de 1300 atletas de todo país disputaram a competição, promovida pela Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI),no Ginásio Municipal de Esportes da cidade. As competições de karatê foram divididas em duas modalidades: Kumite e Kata.
A modalidade Kata, na qual o policial ganhou o título de vice-campeão nacional, consiste em uma série sistematicamente organizada de técnicas ofensivas e defensivas, executadas em uma sequência. Nesta forma de competição, o oponente existe somente na visualização mental do concorrente.
No início de segundo semestre, o investigador participou de outro campeonato de karatê, realizado em Tangará da Serra, ocasião em que recebeu o título de campeão estadual da modalidade.
O investigador que pratica a luta desde os 12 anos de idade explica que as artes marciais não tem como foco apenas o esporte, mas também o equilíbrio emocional do atleta. “O karatê contribui não só para o bem-estar físico e, no meu caso, para o serviço operacional, como também busca o desenvolvimento psicológico do seu praticante”, destacou.