(folhamax)
O governo federal, por meio do Ministério do Esporte, irá investir cerca de R$ 5 milhões na construção de um Centro de Iniciação Esportiva (CIE) em Sinop (503 quilômetros de distância de Cuiabá). Desse montante, o valor de R$ 1,5 milhão será investido pela prefeitura como contrapartida. Sinop compõe a lista das cinco cidades mato-grossenses que serão contempladas com o espaço dedicado às modalidades esportivas. Além de Sinop, estão previstos investimentos em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres. O recurso é oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Esta tarde, em Sinop, será assinada, às 16 horas, a Ordem de Serviço para a construção do primeiro Centro de Iniciação Esportiva, em Mato Grosso. O ato será realizado no complexo Vila Mariana e contará com as presenças do prefeito Juarez Costa, representantes da Câmara Municipal, líderes comunitários, empresários e população.
Segundo o parlamentar, a construção do CIE em Sinop rendeu muitas expectativas no passado, época em que ele respondia pela Secretaria de Governo do município e coordenava uma equipe técnica especializada no assunto para acompanhar o projeto de perto e todas as articulações no Ministério de Esportes.
“Foram muitas idas e vindas a Brasília para apresentação de projeto, alteração do projeto e fase final, que só agora, depois de alguns anos, irá resultar em um espaço apropriado à prática de atividades esportivas. Foi um trabalho de uma equipe muito entrosada. Mérito, com toda certeza, do prefeito Juarez Costa que entendeu a importância do CIE em Sinop e não mediu esforços para que o projeto fosse executado da melhor forma possível”, comemorou o parlamentar.
O CIE será construído no Residencial Sabrina, com 3.750 m² de área construída, com ginásio poliesportivo, arquibancada para 177 lugares, além da área de apoio (administração, sala de professores e técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público) e toda estrutura para prática de atletismo.
O espaço será voltado à prática de atividades olímpicas como esgrima, ginástica, levantamento de peso, taekwondo, vôlei de praia, boxe, handebol, lutas, ginásticas, badminton, tênis de mesa, vôlei de quadra, basquetebol, ginástica artística e atletismo. A estrutura esportiva também contemplará espaços destinados a esportes paralímpicos como esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado, goabal.
“Lutamos muito para que o CIE chegasse a Sinop e agora está saindo do papel. Fico muito feliz em poder contribuir de alguma forma. Mais feliz ainda por saber que a próxima gestão não abandonará esse projeto”, enfatizou o deputado Silvano Amaral, referindo-se à prefeita eleita Rosana Martinelli, que assume no dia 1º de janeiro de 2017 e que já deixou claro em seus discursos de que dará continuidade aos projetos que deram certo na gestão de Juarez Costa.