segunda-feira, 3 novembro, 2025
33.6 C
Alta Floresta

FEICON Madeira nativa de Mato Grosso se destaca como solução sustentável para a construção civil

Date:

O setor florestal de Mato Grosso participa da Feicon 2025, em São Paulo, com um objetivo claro de mostrar que a madeira nativa pode e deve ter um papel cada vez mais relevante na construção civil brasileira. O evento, que é a maior vitrine da construção na América Latina, se tornou uma oportunidade estratégica para o setor apresentar as potencialidades e quebrar paradigmas em torno do uso da madeira.

O presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, destaca que o momento é ideal para reposicionar a madeira nativa como um material nobre e sustentável, apto a ser utilizado em diversos tipos de obras, da estrutura ao acabamento.

“O setor florestal de Mato Grosso está presente na Feicon apresentando a madeira nativa justamente para que as pessoas olhem com maior compreensão da sustentabilidade desse segmento. A madeira é uma das melhores contribuições na descarbonização da construção civil. Além das aplicações estruturais, de caixaria e de cobertura, precisamos agregar valor ofertando produtos como lambris, revestimentos ripados, assoalhos e outros materiais de acabamento que tornam os ambientes mais aconchegantes e sofisticados”, afirma Blasius.

O presidente do Cipem também reforça o potencial do material em um segmento estratégico, a habitação popular. “Temos condições de desenvolver casas populares de madeira nativa de excelente qualidade e durabilidade, igual ou até superior às estruturas convencionais de alvenaria. Mas, para isso, é preciso quebrar o paradigma de que construção em madeira é um conceito ultrapassado”, afirma.

Blasius defende a criação de políticas públicas que viabilizem o uso da madeira em larga escala, especialmente com a inclusão do material nos financiamentos habitacionais populares. “O maior incentivo que a gente pode ter hoje seria a parametrização e a viabilização da possibilidade de executar essas estruturas, através do financiamento de casas populares, por exemplo. Atualmente, a Caixa Econômica Federal não financia casas de madeira. O primeiro passo é mudar essa cultura e a legislação, para que possamos dar escala a essas construções”, completa.

O vice-presidente do Cipem, Gleisson Tagliari, reforça que a presença do setor na Feicon é um passo importante para sensibilizar a sociedade, arquitetos, engenheiros e autoridades sobre o potencial da madeira nativa.

“Estamos começando essa mobilização através da feira, mostrando o setor e realmente mostrando que a madeira, a nível mundial, é a bola da vez. Mas o brasileiro ainda carrega o paradigma de que madeira é errado, é coisa de segunda qualidade. Enquanto o mundo constrói prédios de 10, 15 andares com madeira, nós aqui seguimos restringindo o uso dela nas nossas cidades. É um contrassenso. Estamos correndo ao contrário da história, ao contrário da evolução de toda essa cadeia produtiva da madeira e de sua relevante contribuição para a regulação climática por meio do manejo florestal sustentável”, pontua Tagliari.

Madeira do Brasil para o mundo

Com manejo sustentável, rastreabilidade e qualidade reconhecida internacionalmente, a madeira nativa de Mato Grosso foi apresentada durante 4 dias na Feicon 2025 como uma solução moderna, ecológica e economicamente viável para o futuro da construção civil brasileira.

“Queremos sensibilizar os formadores de opinião, arquitetos, engenheiros e o poder público de que a madeira é, sim, um recurso viável sob todos os aspectos: econômico, ecológico e social. O setor florestal está pronto para atender essa nova demanda”, finaliza Ednei Blasius.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Tribunal esclarece regra para acúmulo de aposentadoria e pensão após Reforma da Previdência

Posicionamento considera decisões recentes do STF e do TCU,...

Evento internacional de BMX no Rio de Janeiro recebeu 50 atendimentos médicos

“Os atendimentos mais grave foram encaminhados aos hospitais mais...

Luiz Henrique Cocuzzi conquista duas medalhas de ouro no Sul-Americano de Mountain Bike

Brasileiro brilha em jornada dupla no Chile e soma...

Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) permanente segue para sanção presidencial

Projeto articulado pela senadora Leila Barros foi aprovado pelo...
Feito com muito 💜 por go7.com.br