Em Mar del Plata, Brasil conquistou o Campeonato Sul/Americano de Atletimso; dois atletas de Mato Grosso Arthur Curvo, do dardo, e Janio Varjão, dos 5.000 m – bateram seus recordes pessoais e Lissandra Campos conquista medalha de prata
O Brasil foi campeão da 54ª edição do Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo, realizado de sexta-feira e domingo (25 a 27/4), em Mar del Plata, Argentina. O Atletismo Brasil manteve a hegemonia de títulos do continente somando 477 pontos na classificação geral. Venceu também no naipe masculino (239 pontos) e feminino (238 pontos). A Colômbia ficou com o vice-campeonato (184 pontos – 91 no masculino e 93 no feminino) e o Chile garantiu a terceira posição (146 pontos – 86 no masculino e 60 no feminino).
O Brasil somou 52 medalhas na competição – 20 de ouro, 19 de prata e 13 de bronze –, conseguindo resultados expressivos e pontos importantes no ranking mundial da World Athletics, classificatório para o principal campeonato da temporada, o Mundial de Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro.
Os atletas de Mato Grosso que estiveram disputando o Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo contribuíram para o sucesso do Brasil sendo destaques nas suas provas, melhorando índices e conquistando medalhas.
Lissandra Maysa Campos conquistou a medalha de prata para o Brasil e contribuiu para a somatória dos pontos na classificação geral e no ranking da World Athletics, que qualifica para o Mundial de Tóquio, no Japão.Lissandra é natural de Nossa Senhora do Livramento, distante 100 km de Cuiabá, e representa o Instituto Vicente Lenílson-MT.
Além dela, destaque para os dois jovens atletas, que disputaram o primeiro Campeonato Sul-Americano Adulto, e saíram de Mar del Plata com seus melhores resultados pessoais. E, por coincidência, representam equipes do mesmo Estado, Mato Grosso: Janio Varjão (Barra do Garças Associação de Atletismo-MT) e Arthur Monteiro Curvo (AABB-MT).
Janio, de 21 anos, conquistou a medalha de prata nos 5.000 metros, com o tempo de 13.55.88 – o fundista melhorou seu resultado anterior, de março deste ano, em mais de 20 segundos (tinha 14.17.37). Em 2024, ele venceu a mesma prova no Campeonato Sul-Americano sub-23, disputado em Bucamaranga, na Colômbia. Janio nasceu em Aragarças, cidade goiana na divisa com Mato Grosso, e treina em Barra do Garças, no Vale do Araguaia, com o professor Sivirino dos Santos.

Arthur, de 20 anos, não conquistou medalha em Mar del Plata – foi o 4º colocado da prova vencida por Pedro Henrique Nunes (Pinheiros-SP). Mas, ao lançar 73,45 m, continuou com sua evolução no lançamento do dardo. O resultado é seu recorde pessoal, superando os 72,22 m de 2024, conquistados na final do Troféu Brasil.
O lançador é natural de Vilhena (RO), mas treina em Cuiabá (MT) com Elias Neves Ramos. Em 2024, Arthur se consolidou como o terceiro melhor brasileiro da prova, junto dos olímpicos Pedro e Luiz Maurício da Silva, atual recordista sul-americano.
Todos esses atletas são contemplados pelo Programa OlimpusMT.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.