domingo, 26 outubro, 2025
27.8 C
Alta Floresta

Canadá e Porto Rico conquistam o FISU América Basquete 3×3 e garantem vaga na Copa do Mundo Universitária

Date:

Finais emocionantes marcaram o torneio em Brasília, com disputa acirrada e cerimônia de passagem da sede para Honduras

A final do FISU América Basquete 3×3 foi realizada no último sábado, 31 de maio, no Shopping Pátio Brasil, em Brasília, com grandes emoções e disputas de altíssimo nível. Promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e chancelado pela FISU América (Federação Internacional do Esporte Universitário das Américas), o torneio reuniu as melhores equipes universitárias das Américas e teve como grande prêmio a vaga na Copa do Mundo Universitária de Basquete 3×3.

O Canadá, com a equipe da Carleton University, sagrou-se campeão no feminino após uma final intensa contra a Universidad de Chile, do Chile, que ficou com a prata. O terceiro lugar foi conquistado pela UNIP, do Brasil, que encerrou sua participação com uma vitória emocionante.

No masculino, quem levou a melhor foi a Universidad de Puerto Rico, de Porto Rico, superando a Universidad Anáhuac Querétaro, do México, na decisão. A medalha de bronze ficou com a Universidad de Chile, garantindo presença no pódio em ambas as categorias.

Durante a cerimônia de abertura, foi anunciada a próxima sede do torneio, com a tradicional passagem da bandeira da FISU América para Honduras, país que receberá a próxima edição. A solenidade contou com a presença de Fred Asprilla, vice-presidente da FISU América; Luciano Cabral, primeiro vice-presidente da FISU; Rosaura Méndez, deputada porto-riquenha e membro do Comitê Executivo da FISU; e o Deputado Federal Júlio César.

Para o presidente da CBDU e da FISU América, Alim Maluf Neto, o evento reforçou o protagonismo do esporte universitário no continente.

“Vivemos um espetáculo do esporte universitário internacional aqui em Brasília. Foi uma edição histórica, com alto nível técnico, integração entre os países e uma torcida que fez a diferença. A CBDU tem orgulho de sediar uma final tão representativa para o continente”, afirmou.

O FISU América Basquete 3×3 mostrou mais uma vez o poder de transformação do esporte universitário e projetou novos talentos rumo à elite mundial da modalidade.

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Atletismo – Equipe da Unemat conquista o Troféu Mato Grosso Master

A equipe do Programa de Formação em Atletismo da...

Seciteci encerra Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com premiações para pesquisadores professores e alunos

Evento se encerrou nesta sexta-feira no Centro de Eventos...

Unemat inaugura pista de atletismo Aristides de Andrade Junqueira Neto com presença do governador

Brasileiro contém lágrimas ao falar sobre maior conquista da...

Etapa Outubro Rosa e Novembro Azul reúne mais de 1.200 participantes em Lucas do Rio Verde

Corrida de rua promovida pela Prefeitura reforça a importância...
Feito com muito 💜 por go7.com.br