sábado, 23 agosto, 2025
26.8 C
Alta Floresta

Prefeitura realiza 1ª Celebração do Dia do Pioneiro Luverdense

Date:

Data foi instituída com a sanção da Lei nº 3.820, em referência ao dia do Plebiscito pela Emancipação Política de Lucas do Rio Verde

Em reconhecimento à importância dos primeiros moradores que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Lucas do Rio Verde, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou a primeira celebração ao Dia do Pioneiro Luverdense. O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (19), no Museu Histórico, e contou com prosa, música ao vivo, além da entrega de placas de homenagem para dez das primeiras famílias que chegaram ao município.

“O Dia do Pioneiro Luverdense é uma homenagem merecida àqueles que chegaram aqui antes da emancipação e ajudaram a construir a nossa cidade. É um momento para celebrar a rica história de Lucas do Rio Verde, marcada por muitos desafios, mas também por grandes conquistas”, destacou o prefeito Miguel Vaz, que esteve presente no evento.

O Dia do Pioneiro Luverdense passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município com a sanção da Lei nº 3.820, em 16 de maio de 2025. A data, celebrada no dia 19 de junho, faz referência ao dia do Plebiscito pela Emancipação Política de Lucas do Rio Verde.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, reforça a importância de resgatar e valorizar a história dos cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento do município. “Esse trabalho de resgate da memória, feito em parceria com o Museu Histórico, é muito especial, pois reconhece o esforço das famílias pioneiras que se doaram e se dedicaram para transformar o que antes era apenas uma vila na linda cidade que hoje vemos crescer e se desenvolver.”

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Sebastião Garcia Costa, carinhosamente conhecido como Tião da Farmácia, foi um dos primeiros farmacistas de Lucas do Rio Verde e recebeu a Ema do Pioneirismo Luverdense, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do município. “Sinto orgulho em fazer parte deste povo corajoso que veio para cá e conseguiu tornar esta cidade tão bonita como é hoje. A maior honra que temos é estar sempre junto de um povo correto, honesto e trabalhador, construindo a nossa história.”

A placa “Ema de Pioneirismo Luverdense”, entregue às famílias pioneiras, faz referência à ema, que foi instituída como ave-símbolo do município em 1999, por meio da Lei nº 645. A ave foi escolhida por se adaptar às adversidades do meio ambiente, enquadrando-se perfeitamente no perfil da cidade, que superou tantos desafios e, assim como a ema, avança a passos largos e com a cabeça erguida, rumo ao desenvolvimento.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Ao homenagear os pioneiros, Lucas do Rio Verde reafirma o respeito por sua trajetória e celebra as conquistas que moldaram sua história. Esse reconhecimento é um convite para que toda a comunidade siga unida, valorizando suas raízes enquanto avança com esperança e determinação rumo a um futuro ainda mais promissor.

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

LFA 2016 EM CUIABÁ – Mato-grossense Aieza Bertolso luta em busca do cinturão mundial peso-palha

Combate será contra Lany Silva detentora do cinturão mundial...

Cuiabá recebe III Copa Mato Grosso de Tênis de Mesa

Torneio oficial reúne atletas de várias categorias no Ginásio...

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br