quinta-feira, 3 julho, 2025
36.9 C
Alta Floresta

Ministério do Esporte fortalece ações para pessoas com TEA e lança guia inédito

Date:

Publicação pioneira no país orienta profissionais de Educação Física no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo em atividades esportivas

ministro do Esporte, André Fufuca, recebeu na manhã desta quarta-feira (2), ao lado da deputada federal e presidente da Comissão do Esporte na Câmara dos Deputados, Laura Carneiro, os professores responsáveis pela construção do Guia de Atividade Física para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A publicação foi produzida pelo Ministério do Esporte e organizada pela Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Durante a audiência, o ministro destacou a importância de manter e ampliar o trabalho já iniciado. “Nossa preocupação é garantir que o que começou não pare. Queremos ampliar os núcleos do TEAtivo e potencializar os ganhos psicomotores e sociais que o programa tem gerado nas famílias envolvidas. Agora, vamos levar a iniciativa para a região Norte do país e sei que, com a colaboração de outros ministérios, podemos expandir ainda mais”, afirmou.

A professora doutora Chrystiane Vasconcelos, uma das idealizadoras do guia, destacou os resultados transformadores observados em Caxias (MA), cidade-piloto do projeto. “Com base em dados locais, conseguimos inserir as crianças com deficiência em atividades esportivas e sociais, o que impactou diretamente a vida das famílias e do município. Muitas delas saíram do isolamento e passaram a buscar serviços especializados”, relatou.

Guia é a primeira publicação que trata de atividade física voltada para pessoas com TEA. Foto: Ronaldo Caldas

Durante o encontro, os especialistas também apresentaram ao ministro a proposta de criação de um canal de escuta para as famílias, o TEAtivo, aliado a um chat de atendimento com suporte de inteligência artificial. O objetivo é fortalecer o apoio às famílias e facilitar o acesso às políticas públicas de inclusão.

O Guia

A publicação é destinada a orientar profissionais de educação física na avaliação, planejamento e supervisão de programas de atividade física para pessoas com TEA, com ênfase nos benefícios dos exercícios físicos e na promoção da prática esportiva.

“Esse é o primeiro material de atividade física voltado para pessoas com TEA. É inovador e estamos na vanguarda. Além dos profissionais, as famílias também podem acessar o guia, pois explicamos o que é o TEA, como avaliar as pessoas e realizar o atendimento. O material está completo nesse sentido – estamos fornecendo as ferramentas necessárias aos profissionais”, explica Vânia Tie, coordenadora de Programas e Projetos Paradesportivos do Ministério do Esporte.

O conteúdo está dividido em cinco partes:

                1.           Bases conceituais

                2.           Benefícios das atividades físicas para pessoas com TEA

                3.           Avaliação pré-intervenção e monitoramento de resultados

                4.           Intervenções baseadas em exercícios físicos

                5.           Orientações gerais para promoção da atividade física

“É um conjunto de orientações relevantes para direcionar uma intervenção profissional efetiva e capaz de gerar resultados na melhoria do comportamento adaptativo de pessoas com TEA, guiadas por evidências e pela experiência dos especialistas”, conclui Chrystiane Vasconcelos.

Participaram da elaboração do guia professores doutores das universidades de Coimbra, Alagoas, Santa Catarina e Pernambuco.

Atuaram na construção do material professores doutores das Universidades de Coimbra, Alagoas, Santa Catarina, Bahia e Pernambuco.

Acesse aqui o Guia de Atividade Física para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Atletas de Mato Grosso integram a Seleção Brasileira no Mundial de Basquete Master na Suíça

Mato Grosso está sendo representado com destaque no 17º...

Alta Floresta recebe 8ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Floresta

Alta Floresta se prepara para viver uma nova edição...

Na Arena Sorriso ASF busca superação contra o Apodi

A partida marcará a estreia do jogador Pixote A Arena...

Sorriso empata em jogo emocionante na estreia do Campeonato Brasileiro de Handebol

A partida aconteceu logo após a cerimônia oficial de...
Feito com muito 💜 por go7.com.br