sexta-feira, 1 maio, 2026
23.8 C
Alta Floresta

Prefeitura e CTG abrem a Semana Farroupilha em ato oficial no Paço Municipal

Date:

Os festejos seguem até o dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, com missa crioula e show baile com entrada gratuita

Na manhã desta segunda-feira (15.set.2025), a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira da Amazônia, realizaram no Paço Municipal o ato oficial de abertura da Semana Farroupilha, evento que celebra a rica cultura e história gaúcha. Com o tema “A chama da tradição está viva!”, a cerimônia reuniu autoridades, comunidade local e representantes dos centros tradicionalistas.

A programação iniciou-se com uma apresentação explicativa sobre o significado da Semana Farroupilha, ressaltando a importância de manter acesa a memória dos valores, costumes e lutas que moldaram a identidade do Rio Grande do Sul. Em seguida, foram proferidas falas institucionais que reforçaram o compromisso com a preservação cultural.

Baixar imagem

“A cultura gaúcha é a alma do nosso povo. Manter viva essa chama é garantir que as futuras gerações conheçam e valorizem suas raízes, sua história e seu modo de vida. Estamos juntos, apoiando e fortalecendo essa tradição que nos une e nos orgulha” – destacou, Leandro Félix.

Após o acendimento, o prefeito entregou a tocha aos campeiros, que, montados a cavalo, conduziram a chama até o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira da Amazônia. Este gesto simbólico marcou oficialmente a abertura da Semana Farroupilha 2025, reafirmando o elo entre a cidade, o campo e a cultura regional.

O patrão do CTG Porteira da Amazônia, Leandro Spaniol, também expressou: “A Semana Farroupilha é um momento de celebração, mas também de reflexão sobre o que somos e o que todos queremos preservar. Convidamos a participarem das atividades e a sentirem o orgulho de ser gaúcho.”

No encerramento aconteceu a entrega das lembranças das artesãs Débora Zanetti da Silva e Flavia Marques, que trouxeram representações simbólicas da cultura sulista integradas à identidade de Nova Mutum. Débora apresentou a lembrança intitulada “Nossa Identidade – Contribuição do Sul”, composta por uma cuia de chimarrão em crochê (técnica amigurumi) e um chaveiro em MDF com o pássaro mutum, conectando tradição e pertencimento local. Já Flávia entregou a peça “Meu Chima”, uma caixa de chimarrão personalizada em MDF, celebrando o hábito típico do Sul com afeto e autenticidade. Ambas as obras reforçam o papel do artesanato da Casa do Artesão como elo entre culturas e expressão de memória coletiva.

A programação segue com eventos culturais que prometem envolver toda a comunidade. No dia 17 de setembro, às 19h30, em frente à Prefeitura, haverá uma mateada com apresentações de dança, declamação e música gaúcha, com os artistas Thiago José e Cesar Menegatti. Já no dia 20, data que marca o Dia do Gaúcho, o encerramento será realizado no CTG Porteira da Amazônia, com missa crioula às 19h30 e, na sequência, um show baile com Cesar Menegatti e amigos, com entrada gratuita.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Prefeitura de Alta Floresta orienta profissionais sobre atualização na Lei de Parcelamento do Solo Urbano

 Prefeitura de Alta Floresta orienta profissionais sobre atualização na...

Estão abertas as inscrições para a 17ª Caminhada na Natureza em Alta Floresta

A Prefeitura de Alta Floresta informa que já estão...

Luto: autoridades e entidades lamentam morte do presidente da Câmara de Sinop

A morte do presidente da Câmara Municipal de Sinop,...

Perita detalha análises do acidente com morte de presidente da câmara de Sinop; vídeo

A perita criminal Camila de Souza, da Politec, detalhou...
Feito com muito 💜 por go7.com.br