Decisão reconhece inexistência de risco sanitário e libera o espaço em Chapada dos Guimarães para voltar a acolher elefantes
O Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães (MT), voltou a ter autorização para receber novos animais após a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) restabelecer a licença que havia sido suspensa de forma cautelar no fim de 2025. Com a retomada, o espaço pode voltar a atuar no acolhimento dos animais, conforme nota divulgada pelo santuário neste domingo (15).
Em nota oficial, o santuário afirmou ter recebido a decisão “com felicidade e tranquilidade” e disse que o resultado reforça a capacidade técnica do trabalho desenvolvido. A entidade também destacou que sempre atuou com responsabilidade, compromisso com as autoridades e respeito aos protocolos exigidos.
A suspensão cautelar havia sido determinada pela Sema-MT em 23 de dezembro do ano passado. Na ocasião, o órgão proibiu temporariamente a entrada de novos elefantes até a conclusão de análises técnicas sobre os protocolos de biossegurança e os padrões de manejo adotados pela instituição.
Ainda naquele período, a morte de duas elefantas, Pupy e Kenya, entre outubro e dezembro de 2025, também pesaram para que a secretaria pedisse a suspensão da licença. Os óbitos chamaram a atenção do Ibama, que abriu investigação para apurar as causas, já que os animais haviam sido transferidos recentemente de cativeiros na Argentina e morreram pouco tempo depois de chegar ao santuário.
A medida tinha caráter preventivo e não afetava o funcionamento geral do santuário. A própria secretaria informou, à época, que a licença ambiental e a autorização de funcionamento permaneciam válidas, permitindo a continuidade do cuidado com os elefantes já abrigados.
O santuário recebeu prazo de 60 dias para encaminhar documentos e informações que subsidiariam a avaliação técnica do órgão ambiental sobre o cumprimento dos requisitos ambientais, sanitários e éticos. Já neste domingo (15), a licença foi restabelecida e o espaço pode voltar a receber novos animais resgatados.
A reportagem do Primeira Página procurou a Sema para comentar o caso. Em resposta, a secretaria apenas confirmou que a licença foi restabelecida, mas não deu mais detalhes sobre o parecer do processo.
Leia a nota do Santuário:
O Santuário recebeu com felicidade e tranquilidade a notícia do reestabelecimento da licença para recebimento de novos elefantes, bem como o reconhecimento da inexistência de risco sanitário.
A decisão reforça a capacidade técnica do nosso trabalho e valida a transparência e a ética que orientam, diariamente, todas as nossas práticas e procedimentos. Sempre atuamos com responsabilidade, compromisso com as autoridades competentes e respeito absoluto aos protocolos exigidos.
Com isso, seguimos aptos a cumprir nossa missão: acolher elefantes e oferecer a eles uma vida mais digna, com bem-estar, cuidado especializado e um ambiente seguro.
Agradecemos muito a todos que apoiam e acreditam em nosso trabalho. Juntos, seguimos firmes.



