segunda-feira, 16 fevereiro, 2026
25 C
Alta Floresta

Seleção de Paraciclismo passa por avaliação no CT do Comitê Paralimpico Brasileiro

Date:

Camping de avaliação física reforça planejamento estratégico da CBC e prepara atletas para os próximos desafios da temporada

A Seleção Brasileira de Paraciclismo participou, ao longo desta semana, de um camping de avaliação física e monitoramento clínico realizado no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. A iniciativa reforça o planejamento estratégico da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) ao aprimorar o acompanhamento dos atletas ao longo do ciclo paralímpico e consolidar um modelo de preparação orientado por dados, com foco no desempenho esportivo e na prevenção de lesões.

A ação integra uma estratégia estruturada da entidade para ampliar o monitoramento contínuo da equipe. Durante o período de avaliações, foram estabelecidos parâmetros individualizados e indicadores de controle que permitem à equipe multidisciplinar analisar a evolução das capacidades físicas, ajustar cargas de treinamento e observar aspectos clínicos relevantes.

De acordo com o coordenador do camping, Luiz Luz, a iniciativa representa um avanço importante no modelo de gestão esportiva do paraciclismo nacional. “Esse processo é fundamental para o acompanhamento longitudinal dos nossos atletas. Trabalhamos com indicadores objetivos que nos permitem monitorar a evolução ao longo do tempo, ajustar estratégias de treinamento e projetar o desempenho visando futuras competições. Estamos estruturando um ciclo consistente, com foco não apenas nos próximos eventos, mas na consolidação de um ciclo paralímpico completo”.

O camping também contribui para ampliar a integração entre comissão técnica, departamento de ciência do esporte e atletas, promovendo alinhamento metodológico, transparência no planejamento e cooperação direta com o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Atual campeão mundial de paraciclismo de estrada, o atleta Lauro Chaman destacou a relevância da estrutura oferecida e o impacto do planejamento na rotina de preparação. “Sinto muito orgulho em ver o desenvolvimento do nosso esporte acontecer. Esse planejamento a longo prazo faz muita diferença na nossa rotina de preparação. Passar por avaliações periódicas e receber todo suporte necessário dentro e fora das pistas nos coloca em um patamar cada vez mais alto. Agradeço imensamente a Confederação e o CPB por mais essa iniciativa brilhante que vai contribuir diretamente nos nossos resultados”.

Para Thiago Lourenço, coordenador do Departamento de Ciência do Esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro, a presença do ciclismo no CT Paralímpico tem papel relevante, especialmente pela proximidade com toda a estrutura de preparação. “Para os atletas, estar inserido nesse ambiente fortalece o sentimento de pertencimento e contribui diretamente para a preparação visando as competições. A convivência diária com atletas de outras modalidades, algo que muitas vezes acontece apenas em grandes missões, também é relevante. Esse contato permite troca de experiências e integração com as áreas de suporte, como ciência do esporte, medicina, fisioterapia, psicologia e nutrição, equipes que, em muitos casos, atuam mais diretamente apenas em competições”, afirmou.

“Do ponto de vista da ciência do esporte e da saúde, ter os atletas próximos possibilita a realização de testes e avaliações antes das competições, o que nos ajuda a fornecer informações importantes tanto para os atletas quanto para os treinadores. A ciência do esporte precisa estar conectada com a prática, ouvir as demandas do dia a dia e contribuir com soluções que auxiliem no desempenho e na preparação”, completou Thiago.

A próxima edição do Camping de Avaliação Física e Monitoramento Clínico está prevista para junho e terá papel estratégico no acompanhamento do treinamento ao longo do primeiro semestre pós-Jogos Parapan-Americanos. O período também contempla etapas de Copa do Mundo e a preparação para os Jogos Parasul-Americanos, Campeonatos Brasileiros e Campeonatos Mundiais, mantendo a seleção alinhada a um trabalho de longo prazo e em permanente evolução.

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Licença é retomada e santuário pode receber novos elefantes resgatados

Decisão reconhece inexistência de risco sanitário e libera o...

SEM PROVAS – TRE-MT manda Pedro Taques remover ataques contra Mauro Mendes

O juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...

Brasil encerra Mundial de parabadminton com bronze de Vitor Tavares

Paranaense foi ao pódio nas duplas, em parceria com...

Rayssa Leal vence primeira etapa do circuito mundial de skate

Após voltas irregulares, maranhense brilha nas manobras individuais A maranhense...
Feito com muito 💜 por go7.com.br