sexta-feira, 14 agosto, 2026

MPT-MT destaca prevenção ao assédio eleitoral durante audiência pública do TRE-MT

Date:

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) participou, na manhã desta sexta-feira (14), de audiência pública promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), em Cuiabá. O encontro teve como objetivo ampliar o diálogo entre a Justiça Eleitoral e a sociedade mato-grossense, prestar esclarecimentos sobre as Eleições Gerais de 2026 e receber manifestações, sugestões e contribuições de cidadãos e instituições públicas e privadas.
A procuradora-chefe do MPT-MT, Thaylise Campos Coleta de Souza Zaffani, integrou o dispositivo de honra ao lado da presidente do TRE-MT, desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Serly Marcondes Alves; da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Alves Cardoso; e dos juízes-membros do TRE-MT, juíza federal Juliana Maria da Paixão Araújo e juiz do TJMT Eduardo Calmon de Almeida Cézar.
Assédio eleitoral
Zaffani explicou que o assédio eleitoral consiste em condutas de coação, pressão ou intimidação praticadas com a finalidade de interferir na orientação política ou no direito de voto do trabalhador Segundo a procuradora-chefe, a prática durante muito tempo foi naturalizada no ambiente de trabalho e, por isso, muitas situações sequer eram denunciadas. “Local de trabalho não é local de propaganda política”, afirmou. “O trabalhador deve ser livre para escolher em quem votar.”
Orientação e prevenção
Ela ressaltou, também, a cooperação do MPT com o TRE-MT para o compartilhamento ágil de denúncias, e informou que procuradores(as) do Trabalho atuarão em regime de plantão durante o período que antecede as eleições e nos dias do pleito.
“Nosso papel é contribuir para que trabalhadores e empregadores saibam identificar e evitar situações de assédio eleitoral. O local de trabalho deve permanecer preservado de qualquer tentativa de interferência na liberdade de escolha do trabalhador. Por isso, a atuação conjunta com o TRE-MT é tão importante, especialmente para que eventuais denúncias sejam encaminhadas de forma séria e ágil e, quando necessário, sejam adotadas as medidas cabíveis”, concluiu.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Sorriso terá representante na Etapa Nacional do Campeonato Brasileiro de Corrida de Rua

Isabelle Cristina de Almeida compete na prova da milha...

Campeã olímpica Jaqueline Silva participa de palestras em Sorriso

Ações antecipam a etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei...

Fim da pré-campanha: candidatos podem pedir votos a partir de domingo

Propaganda eleitoral começa em 16 de agosto e libera...

TRANSFORMAÇÃO Professor Allan Kardec revoluciona ciência, tecnologia e educação profissional em Mato Grosso

O professor Allan Kardec (Podemos) é um dos responsáveis...
Feito com muito 💜 por go7.com.br