sábado, 23 agosto, 2025
19.9 C
Alta Floresta

"Boltinho" do Mato Grosso estabelece novo recorde nos 100m com barreiras

Date:

(GE)

Apelidado de Boltinho em alusão ao jamaicano Usain Bolt, o jovem Eric Vitor da Silva venceu os 100m com barreiras dos Jogos Escolares da Juventude, que estão sendo disputados em João Pessoa. O ouro saiu em prova disputada nesta quinta-feira, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atleta da Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso (MT), Eric marcou o tempo de 13s50, novo recorde da competição.

– Estou muito emocionado. O apelido traz uma responsabilidade grande. O Bolt (tricampeão olímpico nos 100m, 200m e revezamento 4x100m rasos, além de recordista mundial das três provas) é sim um dos meus ídolos, mas gosto muito também do Johan Blake e do Justin Gatlin – disse o jovem de 14 anos, logo após a prova.

A medalha de prata ficou com Gabriel Ferreira, da Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira, com 14s30, e o bronze foi para Welinton de Souza Lopes, do Centro Educacional São Bartolomeu (DF), com 14s65.

Essa foi a segunda participação de Eric nos Jogos Escolares da Juventude. No ano passado, em Fortaleza, ele ficou na quinta colocação na mesma prova. O professor de educação física de Boltinho na escola, Marcos Vieira, que descobriu o talento do jovem atleta, que sonha em representar o Brasil nas principais competições internacionais.

– Meu sonho é disputar os Jogos Olímpicos. Mas tenho que treinar muito para isso – resumiu.

Entre as mulheres…

Na prova feminina com barreiras, a vencedora foi Bárbara Rodrigues da Cunha, da Escola Municipal Maria de Magalhães Pinto (MG), que venceu os 80m com barreiras, com 12s45. Ex-ginasta, Bárbara sempre gostou de correr e foi descoberta após convite para treinar no Centro de Treinamento Esportivo de Belo Horizonte.

– Treino há menos de um ano. Sempre fui muito hiperativa – contou a jovem de 13 anos, que recebeu a medalha de ouro das mãos do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima.

– Receber a medalha do meu ídolo na minha primeira competição nacional é incrível – completou.

A medalha de prata nos 80m com barreiras foi para Larissa da Silva Dutra, da Escola Estadual Nestor Lima (RN), com 12s89, apenas quatro centésimos de segundo à frente da medalhista de bronze, Maria Luisa Pesin, da Escola estadual 9 de Julho (SP).

Após as provas finais com barreiras, foram realizadas as semifinais dos 75m rasos e tanto o mato-grossense Eric quanto a mineira Bárbara venceram as suas baterias e se classificaram para as finais da prova, que acontecerão na sexta-feira. Vale lembrar que todos os locais de competição dos Jogos Escolares da Juventude têm entrada gratuita ao público.

Esta é a quinta vez que João Pessoa sedia os Jogos Escolares da Juventude, se igualando a Poços de Caldas (MG). No entanto, a capital paraibana passará a ser recordista de edições em novembro, quando também vai sediar os Jogos para atletas de 15 a 17 anos.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...

Bronze de Duda eleva desempenho brasileiro no Mundial Sub 20 da Bulgária

Mais uma grande conquista da mato-grossense Eduarda “Duda” Rodrigues...

Cuiabá recebe etapa inédita do ITF World Tennis Tour em setembro

O Brasil será uma das sedes do circuito mundial...

Seciteci adquire instrumentos musicais de alta performance que atenderão milhares de estudantes

Instrumentos serão usados pelos alunos do Curso Técnico em...
Feito com muito 💜 por go7.com.br