sábado, 23 agosto, 2025
20.9 C
Alta Floresta

Secretaria de Gestão retoma empréstimos para servidores

Date:

(midianews)

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT) retomou, nesta segunda-feira (5), os empréstimos consignados em folha de pagamento para servidores públicos ativos e inativos.

A partir de agora, a gestão do Serviço de Controle de Consignação do Estado de Mato Grosso será feita pela Seges, em parceria com a Câmara Interbancária de Pagamento (CIP). 

A secretaria buscou a alternativa para substituir o antigo termo de cooperação que existia com a empresa Consignum, cujo proprietário, Willians Paulo Mischur, confessou ter pago R$ 18 milhões em propina para integrantes do Governo Silval Barbosa. 

Mischur chegou a ser preso durante a segunda fase da Operação Sodoma, desencadeada em março deste ano. 

Foram realizados vários estudos junto a entidades sem fins lucrativos com know-how para atuar em Mato Grosso. 

“Seguimos todos os princípios da administração pública, mas a grande inovação é a proteção dos dados dos servidores e a transparência das informações financeiras que serão fornecidas”, afirmou o secretário Júlio Modesto. 

Para a secretária-adjunta de Gestão de Pessoas da Seges, Adriana Metelo, o novo modelo traz mais autonomia ao servidor. “O servidor terá autonomia em todo processo. Ele fará controle das prestações pagas e daquelas que ainda faltam. Será um modelo mais informativo e transparente”. 

Informações disponíveis 

Entre as novidades deste novo modelo, está a gestão de todo o processo, que será feita pelo próprio servidor. Dentro do portal que será disponibilizado, ele poderá consultar a margem consignável, os empréstimos em andamento, realizar simulações, ver as taxas de juros ofertadas por cada banco e enviar uma proposta à instituição financeira. 

Após todas essas consultas, ele firmará o contrato com a instituição financeira que achar conveniente. Outra novidade é que os bancos só terão acesso à margem consignável do servidor mediante prévia autorização via sistema. 

Para viabilizar a implantação desse novo sistema, a Seges firmou um acordo de cooperação com a CIP, com o objetivo de promover o intercâmbio de informações e a mútua colaboração para o processamento de dados para cálculo, controle e gestão de consignação dos servidores públicos estaduais. 

A CIP é uma associação civil sem fins lucrativos, composta por 40 bancos associados que tem como interveniente a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

A instituição foi selecionada após um processo criterioso para operar o Serviço de Controle de Consignação do Estado de Mato Grosso. O contrato não traz ônus para o Governo e terá vigência de 12 meses. 

Conforme o acordo, caberá ao Estado a realização do credenciamento dos bancos e o cálculo da margem bruta dos servidores, controlar todas as consignações em folha, além de dar suporte no atendimento aos bancos e aos servidores.     

Já à administradora caberá realizar o intercâmbio de dados e arquivos e o atendimento aos bancos, disponibilizar aos servidores consultas de taxas de juros praticadas pelos bancos para obtenção de empréstimos, sendo que os mesmos deverão repassar essa informação à administradora, e disponibilizar um simulador de empréstimo em intenção de contratação. 

Os interessados em conhecer o Serviço de Controle de Consignação podem acessar, a partir desta segunda-feira, o portal www.gestao.mt.gov.br ou www.portaldoconsignado.com.br. 

A Secretaria informa que, tendo em vista que os empréstimos consignados estavam suspensos há quatro meses, podem ocorrer congestionamentos no sistema nos primeiros dias.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...

Bronze de Duda eleva desempenho brasileiro no Mundial Sub 20 da Bulgária

Mais uma grande conquista da mato-grossense Eduarda “Duda” Rodrigues...

Cuiabá recebe etapa inédita do ITF World Tennis Tour em setembro

O Brasil será uma das sedes do circuito mundial...

Seciteci adquire instrumentos musicais de alta performance que atenderão milhares de estudantes

Instrumentos serão usados pelos alunos do Curso Técnico em...
Feito com muito 💜 por go7.com.br