Torneio reúne os melhores atletas do futsal de 24 estados da federação
O brasiliense terá um fim de semana diferente do convencional. Atletas de 24 estados da Federação estão concentrados na Capital Federal para a disputa da segunda edição do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17, que será aberto oficialmente neste domingo (08.09) às 16h, no Ginásio do Cruzeiro.
A delegação formada por 480 atletas e 96 dirigentes de 24 estados já está desembarcando em Brasília, e promete muita garra para vencer o campeonato. Dos 27 estados do Brasil, apenas Amazonas, São Paulo e Rio Grande do Sul não estão participando do torneio.
O Campeonato Brasileiro de Futsal recebe o apoio do Ministério do Esporte, que vem investindo no evento desde a primeira edição, realizada em Salvador e municípios baianos. “O MEsp não mede esforço em investir no futsal, modalidade mais praticada no mundo. À frente do ministério, temos nos empenhado em reforçar o diálogo para atender as necessidades estruturais e permitir o acesso aos jovens que buscam oportunidades no esporte para mudar de vida”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.
A necessidade de criar o Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17 surgiu após o Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidir excluir o futsal dos Jogos da Juventude, em razão da não inclusão como esporte olímpico. A modalidade é conhecida por seu potencial em engajar e desenvolver jovens atletas, sendo um componente essencial nos jogos escolares, oferecendo uma importante plataforma para o crescimento esportivo e pessoal. Os interessados e adeptos da modalidade podem acompanhar as competições nos seguintes endereços.
Depois de conquistar o título de campeão da etapa estadual, os estudantes do Colégio Magnum Agostiniano estão apreensivos com a competição. Entre as duas escolas que representam Minas Gerais o ponto em comum é a preparação para os jogos. Para a técnica da escola, professora Ianni dos Reis, a escola treinou muito, tanto na parte física como na técnica. “Nosso objetivo é representar Minas da melhor maneira possível, buscando uma medalha. Para isso, a equipe está bem focada, com destaque para a capitã Ane Karoline que junto com o grupo promete se esforçar ao máximo. Estamos confiantes, pois estamos jogando bem, e com um time bem focado”, disse o professor Álvaro Cardoso do Colégio Magnum Agostiniano. Ele destacou ainda: “Estamos enfrentando os melhores de cada estado, mas a expectativa é de chegar ao pódio”, concluiu.
As competições começam a partir de amanhã (08.09). Confira ai embaixo os locais dos jogos:
Primeira Divisão
Local: Ginásio de Esportes II da Apcef, SCEN, Setor de Clubes Esportivos Norte Trecho 03 Conjunto 03, Lotes 2A/2B, Brasília, DF (ainda sem horário)
Segunda Divisão
Local: Ginásio de Esportes do Cruzeiro, Quadra 811, Cruzeiro Novo, Brasília, DF (ainda sem horário)
Terceira Divisão
Local: Ginásio de Esportes do IFB Asa Norte, SGAN Quadra 610 Módulos D, E, F, G, Brasília, DF (ainda sem horário)