Para você, que assim como milhões de brasileiros, acordou pensando nos Jogos Olímpicos e procurou Ana Sátila descendo nas corredeiras de Paris, há uma boa notícia: no dia 28 de agosto começam as Paralímpiadas 2024. Os jogos reúnem os melhores atletas do mundo, em 22 modalidades.
Para você não perder o ritmo dos jogos, o Primeira Página separou 5 atletas que vão participar da competição e são promessas de medalha para o Brasil.
1 – Phelipe Andrews
O atleta pernambucano é nadador, vencedor de 5 medalhas de prata e 3 de bronze nos jogos paralímpicos, além de 20 medalhas em mundiais e 17 em parapans. No mundial de 2017, no México, conquistou o título de campeão mundial nos 50m livre. Phelipe nasceu com o pé torto congênito (direito).
2 – Jerusa Geber
Jerusa corredora, e uma das veteranas do atletismo. A atleta esteve em Tóquio e é esperança de medalha em Paris. É atual recordista mundial nos 100m pela classe T11 com o tempo de 11s83. Em jogos paralímpicos ela já ganhou 2 medalhas de prata e duas medalhas de bronze. Ele tem deficiência visual.
3 – Romário Marques
Romário é um dos destaques do Brasil. Ele foi ouro os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e bronze nos Jogos do Rio 2016. Também conquistou o ouro no Campeonato das Américas 2022, é tetracampeão nos Jogos Parapan-Americanos e tricampeão mundial. O atleta é cego e participa do Goalball.
4 – Jefinho Gonçalves
Um dos grandes jogadores do futebol para cegos da classe B1, o baiano Jefinho Gonçalves já conquistou 4 medalhas de ouro pelo Brasil. Ele já foi eleito o melhor jogador do mundo em 2010. Ganhou o bronze na Copa do Mundo em Birmingham 2023, é tetracampeão dos Jogos Paralímpicos, conquistou a prata na Copa América 2022, é pentacampeão dos Jogos Parapan-Americanos e tricampeão Mundial.
5 – Sophia Kelmer
Atleta do tênis de mesa, Sophia Kelmer é a mais jovem a compor a delegação brasileira nas Paralimpíadas 2024. Ela foi prata no individual feminino e bronze nas duplas femininas WD14-20 e duplas mistas XD14-17 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, foi ouro no individual e na dupla feminina, no Parapan de Jovens, em Bogotá 2023. Ela é tetracampeã brasileira da classe 8.