O período de campanha começa nesta sexta-feira (16), definido pela Justiça Eleitoral. Com isso, eleitores podem, desde já, denunciar irregularidades de forma anônima e pelo celular. Saiba como fazer pela internet.
A ferramenta é o aplicativo Pardal, que pode ser baixado para Android e iOS. Pelo computador ou notebook, denúncias podem serem feitas por um formulário.
Nas eleições de 2022, o App recebeu um total de 38.747 denúncias. Em Mato Grosso, foram registradas 593 denúncias, sendo a maioria relacionada aos candidatos ao cargo de deputado federal (207).
De acordo com o juiz ouvidor eleitoral substituto, Luís Otávio Pereira Marques, o Pardal é a mais importante ferramenta digital para que os cidadãos possam informar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público sobre infrações e irregularidades verificadas nas campanhas eleitorais em seus municípios.
Ainda utilizando as eleições de 2022 como referência, Cuiabá foi a cidade que registrou o maior número de denúncias no estado, com um total de 185.
As irregularidades cadastradas no app são distribuídas para a Justiça Eleitoral, de acordo com o município informado. A apuração das irregularidades compete ao Ministério Público Eleitoral.