quinta-feira, 30 outubro, 2025
21.1 C
Alta Floresta

Bolsista do programa OlimpusMT participa de Camping Escolar Paralímpico em São Paulo

Date:

A estudante Aline Haenisch é atendida com Bolsa Atleta da Secel e vivencia a rotina de um atleta de alto rendimento em programa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

A estudante mato-grossense Aline Haenisch foi convocada para a 1ª fase do Camping Escolar Paralímpico 2025, que está sendo realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, em São Paulo (SP). Bolsista do programa OlimpusMT da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), ela se destacou nas provas de natação das Paralimpíadas Escolares 2024, com três medalhas de ouro, e foi uma das atletas selecionadas para vivenciar a rotina de um atleta de alto rendimento.

“Estou aprendendo muita coisa, terei muito aprendizado para levar a Mato Grosso. É uma vivência de atleta de alto rendimento, uma semana bem puxada, bem corrida. Mas viver essa experiência está sendo maravilhoso”, conta a esportista deficiente visual.

Durante o período na capital paulista, a jovem nadadora mato-grossense participa de treinos, testes e avaliações, bem como de palestras com especialistas e atletas. As atividades terão ainda acompanhamento de profissionais da saúde, como fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. 

Aline faz parte da equipe de natação do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande, assim como a atleta Nathália Arruda que também foi convocada mas não pôde viajar devido a problema de saúde recente. Ambas são treinadas pela professora Daniele Vilela. 

O outro representante de Mato Grosso no Camping Paralímpico é o atleta de tênis de mesa, Emanuel Ferreira Da Silva, que mora em Sinop.

No total, 129 esportistas, com idade entre 11 e 17 anos, de 20 Estados e do Distrito Federal, estarão no Camping Escolar Paralímpico, que dispõe de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte custeados pelo CPB. Para a 1ª Fase de 2025, foram convocados atletas de dez modalidades, selecionados a partir da atuação nas Paralimpíadas Escolares. 

Aos 17 anos, Aline Haenisch teve sua última participação na competição escolar nacional em 2024 e conta que a convocação para o camping representa um reconhecimento por todo esforço, treinamentos e dedicação desses últimos anos.  

“E esse mérito não é só meu, essa convocação não é só minha, porque eu contei com todo o suporte que eu precisava de técnicos, staffs e do Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso, que sempre me ajudou com transporte, alimentação, suplementação e a compra dos materiais. Tudo isso foi muito importante para a minha evolução na natação”, destaca a nadadora paralímpica.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Piloto mato-grossense é campeão do Ranking Latino Americano e vice do Ibero Americano de BMX

O piloto Nathan Jaymes da equipe Lucas Riders comemora...

Corrida de Reis 2026 abre inscrições para o Pelotão VIP; veja detalhes

O 1º lote de inscrições vai de 29 de...

Delegado de MT defende retomada de território no Rio de Janeiro

Em live do Brasil Paralelo, em Frederico Murta, responsável...

Brasil encerra fim de semana em Deodoro com a sexta etapa da Copa Latino-Americana de BMX Racing

Pista olímpica do Rio volta ao calendário internacional com...
Feito com muito 💜 por go7.com.br