Com vitória por 31 a 22 sobre a Argentina, Brasil conquista quarto título do Campeonato Sul-Centro Americano de handebol feminino
Tetracampeãs! As Leoas garantiram mais um título do Campeonato Sul-Centro Americano de handebol feminino. Neste sábado (30), o Brasil derrotou a Argentina por 31 a 22 em Niterói para assegurar a medalha de ouro de forma invicta. Brasileiras, argentinas e a seleção uruguaia se classificaram para o Mundial de 2025 com os resultados da competição.
Como era esperado, Brasil e Argentina chegaram invictos para o duelo deste sábado, com quatro vitórias para cada lado. Assim, quem vencesse o confronto de hoje garantiria o título da competição. O duelo contra a Argentina foi o jogo mais parelho do Brasil no Sul-Centro Americano. As rivais começaram o jogo bem na defesa. Mas logo no primeiro tempo, as brasileira conseguiram construir uma boa vantagem. E no segundo tempo, a diferença apenas cresceu para garantir o título brasileiro.
Como foi o jogo
O Brasil perdeu uma jogadora importante no começo do jogo decisivo do Sul-Centro Americano. Na metade do primeiro tempo, Tamires recebeu um cartão vermelho e foi expulsa da partida. Ela acabou atingindo o rosto de uma adversária com o cotovelo e os árbitros decidiram na hora pela desqualificação da atleta. Mas com um ótimo elenco, o Brasil não se abalou com a expulsão de Tamires e ampliou a vantagem no placar após o lance. Assim, as brasileiras foram para o intervalo ganhando a partida por 17 a 11.
No segundo tempo, o Brasil foi ampliando a sua vantagem no placar. Na defesa, mais uma ótima atuação de Gabi Moreschi e de Renata Arruda, que entrou nos últimos minutos do jogo. As duas goleiras mostraram porque estão entre as melhores jogadoras do mundo na posição durante todo o campeonato. No ataque, várias atletas se destacaram como Bruna de Paula, Marcela, Adriana e Paty Matielli, assim como Mari Fernandes e Jéssica Quintino que fizeram um ótimo segundo tempo. Assim, a vantagem brasileira aumentou e chegou a nove gols no final da partida.
Este é o 14º título continental da seleção feminina de handebol do Brasil. No Sul-Centro Americano são quatro troféus, com as Leoas ganhando todas as edições. Mas antes disso, a seleção brasileira teve 10 títulos do antigo Campeonato Pan-Americano, conquistados até 2017, antes da divisão da antiga Federação Pan-Americana em duas.