Por Professor Flávio Alves
Evento reuniu, entre os dias 24 e 29 de agosto, atletas do IFMT de todo o estado em uma semana de superação, integração e grandes conquistas esportivas
A 10ª edição dos JIMT realizado nos Campi Cuiabá – Octayde e Bela Vista, além do Complexo Esportivo Dom Aquino reuniu os campi de todo o estado de Mato Grosso, em um verdadeiro espetáculo de integração e espírito esportivo. Mas, como todo JIFMT, a disputa foi acirrada, e na sua oitava participação o Campus Alta Floresta mostrou que veio pra ficar, pois a Delegação comandada pelos professores Marcos Peixoto, Marcelo Silva, Igor, Evilaine, Vanessa e Flávio Alves conquistou o 3º lugar inédito no Quadro Geral de medalhas com 12 Ouros, 11 Pratas e 6 Bronzes, totalizando 29 medalhas num universo de 21 Campi que competiram nas mais variadas modalidades esportivas.
Destacaram-se as equipes de natação, atletismo, tênis de mesa e karatê tradicional, como por exemplo o revezamento 4x50m livres masc. na natação (Prata) e o revezamento 4x100m rasos fem. (Ouro!), equipes estas (com exceção do karatê) que treinaram na pista do Estádio Maestrinho e na piscina do Complexo Esportivo Pezão da Prefeitura Municipal de Alta Floresta. Agradecimentos!


A 10ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT) possibilitou que os estudantes participassem de diversas modalidades esportivas, acompanhados de perto por quem os apoia e orienta em cada etapa: os professores. Mais do que uma competição, o JIFMT é um ambiente de convivência, integração e aprendizado. Nele, os estudantes interagem com colegas de outros campi, fortalecem vínculos e aplicam os ensinamentos recebidos em sala de aula.

O JIFMT 2025 é uma promoção do Governo Federal, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso — IFMT, por meio da Pró-Reitoria de Extensão — PROEX e do coletivo de professores(as) de educação física.



A próxima etapa (JIFCO – Jogos dos Institutos Federais do Centro-Oeste) ocorrerá em Brasília-DF de 22 a 26 de Setembro de 2025, quando os principais medalhistas de Ouro do 10º JIFMT representarão o IFMT na capital federal. A Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFnacional 2025) deverá ocorrer em Natal-RN de 24 a 29 de novembro, no Instituto Federal Rio Grande do Norte (IFRN).

