Cuiabá x Fortaleza — Foto: AssCom Dourado
O Cuiabá está com um pé e meio na Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. E o Dourado quer ultrapassar as fronteiras do Brasil para voltar a pisar na América do Sul. A vitória sobre o Fortaleza por 2 a 1, na noite de domingo, na Arena Pantanal, pela 34ª rodada, praticamente garantiu a permanência e permitiu mudar o objetivo: a busca agora é por vaga na Sul-Americana.
Talvez por isso tamanha festa de jogadores e comissão técnica após o apito final. Com direito a volta olímpica na famosa colheitadeira-maca do clube e António Oliveira vestindo chapéu de fazendeiro.
O jogo
Em campo, uma formação com o mesmo desenho da equipe que conquistou quatro pontos nas duas rodadas anteriores. António Oliveira gostou e aprovou o esquema com três zagueiros de origem e manteve Allyson no time titular. Única mudança, forçada, foi a entrada de PK na vaga do suspenso Rikelme na lateral esquerda.
O primeiro gol veio cedo. Após jogada ensaiada de escanteio, que abriu a zaga do Fortaleza, Denilson cruzou na cabeça de Deyverson. O artilheiro chegou ao seu 12º gol no Brasileirão, se emocionou e reforçou sua importância pra equipe.
A vantagem no placar fez o Cuiabá abdicar de ficar com a bola, mas também não o fez correr tantos riscos. O contra-ataque passou a ser a tônica no momento ofensivo, e foi dessa maneira que PK quase ampliou em arrancada da defesa.
O que era estratégia, no segundo tempo virou risco. O adversário voltou melhor do intervalo e passou a assustar. Yago Pikachu quase empatou em cabeçada que exigiu grande defesa de Walter – a bola ainda tocou na trave.
António Oliveira se viu na necessidade de mudar e lançou Filipe Augusto no lugar de Raniele, pra fortificar a saída de bola e buscar mais o controle das ações. No ataque, Derik Lacerda e Pitta deram novo fôlego na frente.
E através da dupla saiu o segundo gol. Derik fez grande jogada individual, com direito a meia-lua no adversário, e só foi parado na base da falta pelo goleiro João Ricardo dentro da área. Pênalti cobrado e convertido por Pitta já nos acréscimos.