sábado, 6 junho, 2026

Delegação de Mato Grosso no Sul-Americano Escolar 2025

Date:

Mato Grosso marcará presença no Sul-Americano Escolar 2025, que será realizado em Assunção, no Paraguai no período de 30/11/2025 a 08/12/2015. O evento reúne estudantes de vários países da América do Sul, promovendo o esporte escolar e a integração entre as nações.

Os atletas mato-grossenses fazem parte da delegação brasileira, formada pelos campeões dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), organizados pela CBDE.

Os jovens talentos representarão o estado em modalidades como atletismo, futsal e Judô.

Presidente Carine Nascimento estará acompanhando a delegação de Mato Grosso

A participação dos atletas somente após a garantia de recursos por parte do Ministério do Esportes no valor de R$ 1,5 milhão. O valor garantirá a participação da delegação brasileira na principal competição Sul-Americana Escolar, que será realizada em Assunção, no Paraguai. O recurso assegura o custeio das inscrições e das passagens aéreas dos 240 integrantes da delegação.

Contingenciamento orçamentário levou o Brasil a desistir do sediamento

A falta de recursos do governo brasileiro levou à transferência do evento para a capital paraguaia, única concorrente do Rio de Janeiro para os Jogos Pan-Americanos de 2031

Os Jogos Escolares Sul-Americanos de 2025 aconteceriam em Brasília no mês de  dezembro mas acabou sendo cancelado pelo Governo Brasileiro. O evento, um dos maiores do mundo na categoria, foi cancelado e transferido para Assunção, capital do Paraguai. A decisão foi aprovada por unanimidade em uma reunião extraordinária do Conselho Sul-Americano do Desporto (Consude), organizador da competição.

A principal razão para a mudança, de acordo com os organizadores, foi a falta de recursos. O Ministério do Esporte brasileiro, após uma análise detalhada, constatou uma redução orçamentária que inviabilizou a manutenção do evento no Brasil. A própria pasta confirmou que a decisão se deu em razão do contingenciamento de recursos e dos ajustes orçamentários necessários ao equilíbrio das contas públicas, o que exigiu do Ministério do Esporte a reavaliação do seu plano de trabalho.

A nova sede, Assunção, é também a única concorrente da candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para receber os Jogos Pan-Americanos de 2031.

Vale lembrar que a edição deste ano dos Jogos Escolares havia sido anunciada com grande destaque pelo governo brasileiro em dezembro do ano passado. Na ocasião, o Ministério do Esporte chegou a publicar que o evento reforça o papel do Brasil e do governo do presidente Lula como referência na organização de grandes competições esportivas.

Enquanto o Paraguai tem expandido sua presença no cenário esportivo internacional sediando eventos como os World Skate Games, o Mundial de Rally e o Pan-Americano Júnior , o Brasil tem enfrentado uma tendência de perda de grandes eventos. Nos últimos dois meses, o país viu pelo menos duas competições internacionais de modalidades olímpicas serem canceladas, ambas no Rio de Janeiro, e outro evento se aproxima com dificuldades de patrocínio.

Confira os atletas de Mato Grosso que estarão presentes nos Jogos Sul-Americano Escolar

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Após 22 anos com nomes trocados para seguir carreira no futebol europeu, primos conseguem regularizar documentos

A decisão judicial foi concedida aos primos após reconhecimento...

Tênis brasileiro celebra campanha histórica em Roland Garros

Título inédito de Guto Miguel, liderança do ranking mundial...

Governo do Brasil sanciona Lei Geral da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027

Norma garante segurança jurídica para a realização da competição...
Feito com muito 💜 por go7.com.br