segunda-feira, 3 novembro, 2025
23.9 C
Alta Floresta

Equipes das escolas Tiradentes e Dom Pedro II podem se inscrever para o 4º Jogos dos Estudantes Militares 2025

Date:

4ª edição dos jogos será realizada no Centro de Eventos Roberto Munaretto, em Lucas do Rio Verde, de 22 a 24 de agosto

Diretores de escolas militares da Rede Estadual já podem, a partir desta segunda-feira (4.8), inscrever suas equipes para o 4º Jogo dos Estudantes Militares. O prazo vai até 11 de agosto.

Os jogos acontecerão de 22 a 24 de agosto, no Centro de Eventos Roberto Munaretto, em Lucas do Rio Verde, reunindo estudantes de escolas estaduais militares Tiradentes e Dom Pedro II. As competições são realizadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

A programação envolve disputas que buscam estimular não apenas o rendimento esportivo, mas também a integração entre os alunos, o fortalecimento dos laços de amizade e o espírito de camaradagem.

Entre as competições, estarão presentes ordem unida, cabo de guerra, pega-ladrão, corrida de orientação e natação, além de modalidades que valorizam a estratégia e o raciocínio lógico, como xadrez, cubo mágico e robótica.

Além das modalidades esportivas tradicionais, os jogos também contemplam provas específicas da rotina militar, como ordem unida e apresentação pessoal.

Cada delegação será composta por 28 alunos regularmente matriculados e cinco monitores responsáveis pelo acompanhamento. As modalidades exigem a participação de estudantes de ambos os sexos, exceto na corrida de orientação, em que poderá haver um participante do sexo masculino ou feminino.

De acordo com a secretária adjunta de Regime de Colaboração (SARC), tenente-coronel Nágila de Moura Brandão, o evento reforça o compromisso da Seduc em formar cidadãos plenos.

“Os jogos militares representam mais do que competições. Eles oferecem uma oportunidade de desenvolvimento integral dos estudantes, envolvendo as dimensões física, cognitiva, social e profissional, além de estimular valores como liderança, resiliência, trabalho em equipe e respeito ao próximo”, destacou.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o diferencial dos jogos está em sua contribuição para a construção de hábitos saudáveis e para a valorização do modelo educacional militar.

“Esses estudantes são diferenciados. Fazem parte de um modelo que prima pelo conhecimento, disciplina e responsabilidade. O compromisso que cada um deles assume traduz o esforço do Governo de Mato Grosso em ofertar uma educação de qualidade e preparar jovens capazes de participar ativamente da sociedade”, concluiu.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Moradores de Três Lagoas morrem durante grave acidente em SP

Ewerton Cesar, Gabriella Fernandes e Letícia Benites morreram durante...

Atletas de Nova Mutum conquistam medalhas na fase final do Campeonato Brasileiro de Karatê em João Pessoa (PB)

Os atletas mutuenses participaram, neste fim de semana, da...

Tribunal esclarece regra para acúmulo de aposentadoria e pensão após Reforma da Previdência

Posicionamento considera decisões recentes do STF e do TCU,...

Evento internacional de BMX no Rio de Janeiro recebeu 50 atendimentos médicos

“Os atendimentos mais grave foram encaminhados aos hospitais mais...
Feito com muito 💜 por go7.com.br