sexta-feira, 29 agosto, 2025
28.8 C
Alta Floresta

Mato-grossenses são destaques no Sul-Americano de Atletismo

Date:

Em Mar del Plata, Brasil conquistou o Campeonato Sul/Americano de Atletimso; dois atletas de Mato Grosso Arthur Curvo, do dardo, e Janio Varjão, dos 5.000 m – bateram seus recordes pessoais e Lissandra Campos conquista medalha de prata

O Brasil foi campeão da 54ª edição do Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo, realizado de sexta-feira e domingo (25 a 27/4), em Mar del Plata, Argentina. O Atletismo Brasil manteve a hegemonia de títulos do continente somando 477 pontos na classificação geral. Venceu também no naipe masculino (239 pontos) e feminino (238 pontos). A Colômbia ficou com o vice-campeonato (184 pontos – 91 no masculino e 93 no feminino) e o Chile garantiu a terceira posição (146 pontos – 86 no masculino e 60 no feminino).

O Brasil somou 52 medalhas na competição – 20 de ouro, 19 de prata e 13 de bronze –, conseguindo resultados expressivos e pontos importantes no ranking mundial da World Athletics, classificatório para o principal campeonato da temporada, o Mundial de Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro. 

Os atletas de Mato Grosso que estiveram disputando o Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo contribuíram para o sucesso do Brasil sendo destaques nas suas provas, melhorando índices e conquistando medalhas.

Lissandra Maysa Campos conquistou a medalha de prata para o Brasil e contribuiu para a somatória dos pontos na classificação geral e no ranking da World Athletics, que qualifica para o Mundial de Tóquio, no Japão.Lissandra é natural de Nossa Senhora do Livramento, distante 100 km de Cuiabá, e representa o Instituto Vicente Lenílson-MT.

Além dela, destaque para os dois jovens atletas, que disputaram o primeiro Campeonato Sul-Americano Adulto, e saíram de Mar del Plata com seus melhores resultados pessoais. E, por coincidência, representam equipes do mesmo Estado, Mato Grosso: Janio Varjão (Barra do Garças Associação de Atletismo-MT) e Arthur Monteiro Curvo (AABB-MT).

Janio, de 21 anos, conquistou a medalha de prata nos 5.000 metros, com o tempo de 13.55.88 – o fundista melhorou seu resultado anterior, de março deste ano, em mais de 20 segundos (tinha 14.17.37). Em 2024, ele venceu a mesma prova no Campeonato Sul-Americano sub-23, disputado em Bucamaranga, na Colômbia. Janio nasceu em Aragarças, cidade goiana na divisa com Mato Grosso, e treina em Barra do Garças, no Vale do Araguaia, com o professor Sivirino dos Santos. 

Janio conquistou a medalha de prata nos 5.000 metros, com o tempo de 13.55.88

Arthur, de 20 anos, não conquistou medalha em Mar del Plata – foi o 4º colocado da prova vencida por Pedro Henrique Nunes (Pinheiros-SP). Mas, ao lançar 73,45 m, continuou com sua evolução no lançamento do dardo. O resultado é seu recorde pessoal, superando os 72,22 m de 2024, conquistados na final do Troféu Brasil.

O lançador é natural de Vilhena (RO), mas treina em Cuiabá (MT) com Elias Neves Ramos. Em 2024, Arthur se consolidou como o terceiro melhor brasileiro da prova, junto dos olímpicos Pedro e Luiz Maurício da Silva, atual recordista sul-americano. 

Todos esses atletas são contemplados pelo Programa OlimpusMT.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

CONFIRA TODOS OS RESULTADOS

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Deputado Nininho destaca lei que acaba com monopólio de serviços funerários em Mato Grosso

Nininho reforça a importância da lei de 2019, de...

Cresol Base reúne estrelas do BMX na etapa de estreia em Maringá

Competição tem início em 29 de agosto e soma...

Transformação social Programa A União Faz a Vida completa 30 anos com mais de 5 milhões de estudantes impactados

Desenvolvido pela Fundação Sicredi em 15 estados brasileiros, o...

Neste domingo (31), São Paulo recebe final nacional do Red Bull Gym Clash, disputa de condicionamento físico

Final em São Paulo define a academia campeã nacional...
Feito com muito 💜 por go7.com.br