Mato Grosso recebe pela primeira vez o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica. A competição começa no dia 30 de outubro e termina em 03 de novembro, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.
Em entrevista exclusiva ao Olhar Esportivo, a presidente da Federação Mato-grossense de Ginástica, Flávia Zelinda, contou sobre a importância da realização do evento no Estado.
“A Confederação Brasileira de Ginástica, vendo o desenvolvimento da Ginástica em nosso estado, fez um convite para Mato Grosso ser a sede do evento. A vinda do Torneio Nacional será um grande impulso para a disseminação da prática da Ginástica Rítmica (GR) e a consolidação do crescimento e dos resultados da GR de nosso estado em nível nacional.”
Conforme a presidente, a expectativa é que Mato Grosso receba cerca de 600 ginastas das cinco regiões do país.
“Teremos atletas de MT participando do torneio, os nomes serão definidos no mês de julho, após o torneio regional Centro-Oeste. Nos últimos quatro anos tivemos ginastas classificadas para esse evento. O melhor resultado do nosso estado é o 4º lugar no aparelho bola, obtido em 2021 pela ginasta Júlia Cavalcanti de Sinop, no Torneio Nacional em Porto Alegre.”
As categorias contempladas no Torneio Nacional são pré-infantil, infantil, juvenil e adulto, que serão disputadas em competições de trio, conjunto e individual.
Segundo Flávia, a Federação visa levar a ginástica para todo o Estado durante o período que antecede o evento. Além disso, ela frisou os próximos passos e preparação para receber a competição.
“Organizar o caderno de encargos, contatar os fornecedores, buscar parcerias com as universidades em relação aos voluntários. Sabemos que temos muito trabalho pela frente, mas temos o apoio da Secel e de vários profissionais envolvidos na Ginástica em nosso estado. Não tenho dúvida de que esse evento será um divisor para o contínuo crescimento da modalidade”, finalizou a presidente.
Por Luana Ignacio / Sob supervisão de Pedro Lima