O ciclista campeão brasileiro de BMX Pedro Bauer, da cidade de Lucas do Rio Verde, é um dos indicados ao Prêmio Sabino Albertão 2024.
O atleta de apenas 15 anos que é beneficiário do Projeto Olimpus, programa de bolsas concedidas pelo Governo do Estado via Secretaria de Cultura Esporte e Lazer (Secel-MT), se consolida como um dos destaques do BMX dentro do estado de Mato Grosso. Pedro Bauer concorrerá na Categoria Atleta que tem ainda a indicação dos seguintes atletas: Ana Sátila (Canoagem); Caroline Santos (Taekwondo); Caio Igor (Kickboxing_; Elisa Gevezier (Xadrez); Isadora Lopes (Rugby 7); João Marcos Cesarino (Judô); Lucas Oshikawa (Beisebol); Leonardo Stork (Tênis); Laryssa Dalmoro (Vôlei de praia) e Raphael Duarte (Wrestling).
O piloto Pedro Bauer recentemente disputou duas competições internacionais realizadas no USA: o Race Off Champions e Grands Nationals categoria open 15 e 16 e Expert 15 e a Race Off Champions, sendo o primeiro mato-grossense a marcar presença em uma final do USA Grands Nationals.
As indicações nas 11 categorias foram feitas a partir de sugestões do público em processo de inscrição no mês de outubro. O formulário online permitiu que a sociedade inscrevesse profissionais ou instituições esportivas, descrevendo histórico de atuação e principais contribuições.

Cada categoria terá um vencedor, que receberá um troféu desenvolvido pelo artista plástico Fred Fogaça. O anúncio será feito no dia 17 de dezembro, em cerimônia que contará com a presença dos indicados à premiação e de atletas que competiram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2024.
O evento irá condecorar ainda, no Hall da Fama, os medalhistas olímpicos e paralímpicos, Ana Vitória, Arthur Cavalcante e Érika Cheres. Já com o troféu Amigo do Esporte haverá homenagem especial a pessoas que contribuíram para o fortalecimento do setor no Estado.
Sobre o nome do Prêmio
O nome do prêmio é uma homenagem ao professor e ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer (1997 a 2002), Sabino Albertão Filho, que faleceu em 2021. Entre as políticas públicas implantadas em sua gestão, estão a criação dos Jogos Estudantis Mato-grossenses, a implementação do Fundo de Desenvolvimento Desportivo (Funded) e a Lei de Incentivo ao Esporte em Mato Grosso.