Jovem judoca de 22 anos conquista ouro e Brasil encerra Open na Eslovênia com duas medalhas
O Brasil encerrou o Aberto Europeu de Judô, em Ljiubliana, da melhor maneira: com ouro de uma jovem promessa. Sarah Souza, número 94 do ranking da IJF, desbancou judoca turca na decisão e ficou com a primeira posição da chave até 57kg da competição. Foram cinco lutas sem sofrer nenhuma pontuação, com direito a quatro ippons (dois diretos e dois por wazaris duplos).
A brasileira de 22 anos estreou na segunda fase, aplicando ippon contra a britânica Tomi Imrie. Nas oitavas, vítima foi a azeri Fidan Alizada, que também sofreu ippon de Sarah. Vitória que deu a vaga na semifinal foi um pouco mais apertada contra a anfitriã Jevgenija Gajic, decidida em um yuko. Na semifinal, venceu outra eslovena, dessa vez a Nika Tomc.
Quedas precoces
Os outros judocas brasileiros não conseguiram avançar muito no segundo e último dia do Aberto Europeu, na Eslovenia. Deles, só Andrey Coelho caiu na primeira luta, onde foi superado pelo cazaque Zhantilek Nurtilepuly em apenas um yuko na categoria dos pesados (+100kg) – o algoz foi até a disputa do bronze.
Vinicius Ardina, na divisão até 81kg, passou pelo ucraniano Ohanes Amirian na primeira fase, mas caiu para o cabeça de chave suiço Aurelien Bonferroni (que foi finalista) logo na sequência. Quem também venceu uma e perdeu outra foi Sarah Mendes, na categoria até 48kg. A jovem judoca eliminou Tasnim Abduali e foi eliminada pela francesa Coralie Gilly.
Bronze no primeiro dia
Primeiro dia também teve medalha verde e amarela. Thauana Silva, de 25 anos, ficou com o bronze na divisão dos pesados (+78 kg) após vencer a alemã Lilli Louise Wojta na decisão. No caminho, ela bateu duas cazaques – Akerke Ramazanova por ippon e Aida Toishibekova por wazari. Na semifinal, foi punida com três shidôs diante da italiana Erica Simonetti (que levou dois).



