Convocação de Vinicius Vilela reforça presença do judô de Mato Grosso na 25ª edição dos Jogos, em novembro de 2025, no Japão
O judô mato-grossense terá representação em um dos maiores eventos esportivos do calendário internacional. O técnico Vinicius Vilela, conhecido como Big, da Federação Mato-grossense de Judô (FMTJ), foi convocado para integrar a comissão técnica da seleção brasileira na 25ª Surdolimpíadas de Verão, que acontecem entre 15 e 26 de novembro de 2025, em Tóquio.
Paulistano radicado em Cuiabá, Vilela construiu sua trajetória como atleta, árbitro e treinador. Para ele, a convocação é um reconhecimento à dedicação de anos e ao trabalho desenvolvido pela FMTJ. “Esse chamado é motivo de orgulho e também de responsabilidade. É a chance de contribuir com o judô brasileiro em um cenário internacional e de mostrar a força do judô mato-grossense”, afirmou.
Entre os principais desafios, ele destaca a experiência de treinar e orientar atletas surdos.
– A comunicação se transforma em novas formas de aprendizado. É algo que exige atenção, mas também proporciona inclusão, superação e rendimento de alto nível – explicou.
A edição de 2025 terá um caráter histórico: celebra o centenário das Surdolimpíadas, criadas em 1924 em Paris, e marca a estreia do Japão como sede dos Jogos de Verão. Estão previstos cerca de 6 mil participantes de 70 a 80 países, em 21 modalidades esportivas.
O presidente da FMTJ, Fernando Moimaz, ressaltou que a convocação reflete o investimento da entidade na formação de profissionais. “Nosso compromisso é fortalecer o judô em Mato Grosso e preparar técnicos, árbitros e atletas para patamares cada vez mais altos”, afirmou.